Medicalização da Educação

Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação

O Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação, instituído pela Lei nº 15.554, de 30 de março de 2012, de autoria do Vereador Eliseu Gabriel, tem por objetivo levar a discussão sobre Medicalização da Educação a todos os paulistanos. Medicalização o processo em que as questões da vida social, complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico são reduzidas a fenômenos de ordem biológica. No campo da Educação, o processo de medicalização faz com que dificuldades encontradas no ensino, aprendizagem e comportamento sejam tratadas como problemas individuais, de estudantes e professores, enfraquecendo a luta pela melhoria da qualidade da escola. Esse evento, além de lembrar a data, teve por objetivo apresentar ações, práticas e desafios no campo das políticas públicas contra a Medicalização da Educação.

Foram conferencistas: Marilene Proença, professora da USP e membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade; Rubens Bias Pinto, da Coordenação da Saúde da Criança e do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde; Janaína Lopes Diogo, da Coordenação da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e os representantes do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Rui Harayama e Sabrina Gasparetti.

O destaque das palestras será dado para:

1 | Recomendações do Ministério da Saúde (MS) para adoção de práticas não medicalizantes;

2 | Protocolo n° 986/2014, de Dispensação do Metilfenidato do Município de São Paulo;

3 | Nota Técnica sobre uso de psicofármacos;

4 | Efeitos dos diagnósticos na escola.

 

Folder

 

Galeria de Fotos

 

Vídeo

Eliseu Gabriel


Reeleito para o quinto mandato (2017-2020) com mais de 52 mil votos, foi o mais votado de seu partido e está entre os mais votados do Brasil.

Mais uma vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, em janeiro de 2017. Após 180 dias de muitas ações e conquistas para a cidade e para os paulistanos, retornou à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é presidente municipal. Atualmente, Eliseu Gabriel também é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e Corregedor do legislativo paulistano.

Fale com o Vereador


+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br

Viaduto Jacareí, 100 - 6° Andar
São Paulo/SP Cep: 01319-040


Receba nossos Informativos

    

Assessoria de Imprensa


Vivi Bueno

+55 11 3396-4403 / 9.9999-2539

vivibueno@camara.sp.gov.br

Tags

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Eliseu Gabriel Cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo Pirituba Lapa Energia Solar Medicalização Incentivo à Leitura Fracasso Escolar Violência nas Escolas Bullying Dislexia Plano Municipal de Educação Área Escolar de Segurança Sesc Pirituba Fundeb Quarteirão da Cultura Quarteirão do Itaim Instituto Federal de São Paulo Instituto Federal Pirituba Instituto Federal Campus Pirituba Sampaprev Ponte da Raimundo Vereador PSB Ponte Pirituba Ligação Viária Pirituba-Lapa Vereador da educação Vereador de Pirituba e região Vereador da Lapa O melhor vereador de São Paulo Hospital Veterinário Público de Pirituba Hospital Público Veterinário de Pirituba São Paulo Sem Bituca Tribo Guarani Estudo e Leitura Jovem poeta Cine Belas Artes Parque Toronto Bombeiro Civil Cardiopatia Congênita Praça das Corujas Vila Anglo Vereador mais votado em Pirituba Brasilândia Parque São Domingos Professor Eliseu Gabriel Jaraguá Música raiz Perus Freguesia do Ó Descobrir-se Autor Revelar-se Autor Criado em Sampa Empreendedorismo Telecurso Telecurso 2º Grau Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação Defesa Animal Proteção Animal Vizinho Alerta Comissão da Verdade Brasil Soberano Plano Municipal de Educação Dicas de como estudar Alberto Conte Democracia Jovem Poeta Coronavírus Covid-19