Eliseu Gabriel

É professor de física pela USP, autor de livros didáticos, deu aulas no ensino público e privado, em universidades, cursinhos e no Telecurso da TV Cultura e da Fundação Roberto Marinho.

Eleito vereador de São Paulo para o sexto mandato. É o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, pelo quarto ano consecutivo. 

Autor da Lei da Área Escolar de Segurança; da lei que criou a Semana de Incentivo à Leitura (que todo ano lança o livro "Descobrir-se autor" escrito por alunos da rede pública); da Lei da Transparência, que combate a corrupção; da Lei que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; da lei que obriga o teste do coraçãozinho nos recém-nascidos em maternidades de São Paulo; da lei que obriga a instalação de “bituqueiras” nas portas de faculdades, bares e casas de espetáculos; da Lei das Doações; entre muitas outras. Elaborou o projeto de lei que fornece internet gratuita e de qualidade para alunos do ensino público municipal.

Foi, também, presidente da Comissão de Administração Pública por dois anos; presidiu a Comissão de Finanças, além de ter sido relator do Orçamento da Cidade. Presidiu ainda três CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) e foi o relator da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo. 

Por sua seriedade e conhecida dedicação ao trabalho, além de capacidade de articulação, tem conseguido várias conquistas para o ensino público e diversas obras e melhorias para a Cidade.

Levou uma universidade pública para a região Noroeste de São Paulo, o Instituto Federal de São Paulo-Campus Pirituba que já está em pleno funcionamento. Com muito trabalho e determinação conseguiu levar uma unidade do SESC para a Região Noroeste.

Em dezembro de 2012, foi convidado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Mostrou-se mais uma vez um grande realizador e defensor da educação e da boa qualificação profissional dos jovens. Em apenas um ano e três meses de trabalho conseguiu ampliar a participação dos paulistanos no PRONATEC e viabilizar inúmeros programas para a Cidade. Entre eles, podemos destacar a criação da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) e o VAI TEC, um importante instrumento de apoio à Inovação Tecnológica.

Implantou cursos técnico-profissionalizantes em CEUs, como o “Costurando o Futuro” e o “Fábrica Verde”, que formaram mais de mil alunos em 2013.

Em janeiro de 2017, foi mais uma vez convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo. Após 180 dias de trabalho com grande repercussão e oportunidades criadas para os paulistanos, decidiu retornar à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é membro da Executiva Nacional. Vale acrescentar que Eliseu Gabriel esteve à frente da presidência do diretório municipal do PSB até o final de fevereiro de 2022. 

Defendeu a cultura e o meio ambiente contra a especulação imobiliária. Foi decisivo para salvar o Cine Belas Artes, o Quarteirão Cultural do Itaim-Bibi e várias áreas em diferentes regiões da Cidade.

O paulistano Eliseu Gabriel de Pieri nasceu na Vila Prudente, é pai de quatro filhos, estudou sempre em escolas públicas e entrou na USP (Universidade de São Paulo) para estudar Física.

Sua mãe, uma descendente de libaneses de Marjayoun, e seu pai, um filho de italianos de Verona, criaram Eliseu, seu irmão e suas três irmãs dentro dos princípios da honestidade e respeito ao próximo. Após formar-se em Física, o jovem professor logo se apaixonou pela Educação.
 

Foto: Tempo de luta contra a ditadura. (Suzana, Kohl, Eliseu Gabriel, Luciano e Carmita).

Atuou como Conselheiro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT). Fundou o Centro de Estudos Populares, na Zona Noroeste da capital paulista, e o Jornalivre.

Destemido, Eliseu Gabriel teve papel importante como militante na luta contra a Ditadura Militar, período em que sofreu dura perseguição política.

Defensor da democracia e da justiça social, apoiou fortemente os movimentos populares e os operários nas grandes mobilizações do final da década de 70. Durante os anos 1980 atuou na organização dos comícios e manifestações do movimento civil pelas "Diretas Já", reivindicando eleições presidenciais diretas no Brasil.

Trabalhou na Secretaria do Interior e na Secretaria de Planejamento do Estado durante o governo de Franco Montoro. Trabalhou na Eletropaulo, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica para Região Metropolitana de São Paulo, onde coordenou programas que levaram eletricidade a mais de cinco milhões de pessoas de baixa renda.

Com o fim da Ditadura Militar e início do processo de redemocratização do país, participou ativamente da reorganização partidária no Brasil. Por sua reconhecida atuação e seriedade, foi eleito vereador da Cidade de São Paulo pela primeira vez no ano 2000, exercendo o mandato de 2001 a 2004. Foi reeleito para os períodos 2005-2008, 2009-2012, 2013-2016, 2017-2020 e para o sexto mandato (2021-2024).

É autor do livro: “Brasil Soberano: Um Plano Nacional Pós-Neoliberalismo”, que está na terceira edição.

Tudo o que foi relatado aqui e muitas outras ações do professor Eliseu Gabriel poderão ser acompanhados em detalhes neste site.
 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br