Zoneamento, uma luta sem fim!
Publicação: 05/09/2024
Eliseu Gabriel foi decisivo para não piorar ainda mais nossa cidade
A votação do novo zoneamento da cidade comprometeu muito o meio ambiente em São Paulo. Na Câmara, mesmo com pouquíssimos vereadores dispostos a enfrentar os interesses da especulação imobiliária e o rolo compressor do prefeito, vereador Eliseu Gabriel conseguiu evitar alguns absurdos. “O essencial foi nossa luta junto com os movimentos da sociedade e associações de bairro”, ressalta ele.
Com muito trabalho e dedicação, Eliseu Gabriel evitou o aumento do gabarito de prédios nos miolos de bairro. “Conseguimos também mais de 20 vitórias significativas para a cidade. Veja alguns exemplos:
Na Vila Mariana: preservação de nascentes e a permeabilidade do solo. Foi evitada a construção de edifícios sem limite de altura no bairro. Conquistamos uma ZEPAM (Zona de Preservação Ambiental) na área do Inst. de Engenharia e Hosp. Dante Pazzanese, além de quatro ZPR (Zona Preferencialmente Residencial).
No Butantã mantivemos bairros residenciais e aumentamos a proteção de áreas verdes, com a ampliação da ZEPAM ao lado do parque da Previdência e no entorno da Mata Esmeralda.
Na região das Subprefeituras de Pinheiros e da Lapa, conquistas importantes:
Evitamos a piora do adensamento, que já é absurdo, no entorno do metrô Vila Madalena (imagem acima), transformando a ZEU (Zona Estruturação Urbana) - que permite edifícios sem limite de altura - em Zona Mista (ZM) e ZPR (na Vila Anglo). Conseguimos também a manutenção do Zoneamento das Vilas Beija (Beatriz, Ida e Jataí) e a preservação da Vila do Sol com a ZPR;
A ampliação da ZEPAM na “Praça das Nascentes”, na Av. Pompéia, garantiu a preservação de nascentes do córrego da Água Preta e da área verde (imagem abaixo).
Em Perdizes ampliamos um pouco as ZPRs e, com isso, o menor adensamento no bairro.
Estação Vila Madalena
Na Zona Norte, além de proteger o Mirante de Santana, a estação meteorológica do INMET e o Jardim São Paulo, conseguimos mais uma área verde a ser preservada através de nova ZEPAM.
Em Santo Amaro foi impedido adensamento maior na Vila Cruzeiro.
Na Vila Andrade, mais duas ZEPAMs: a do Parque Linear Itapiúna e no entorno do Parque Burle Marx.
ÁREAS VERDES, AR MAIS LIMPO E ÚMIDO. MAIS SOMBRA, MENOS CALOR. MAIS SAÚDE PARA A POPULAÇÃO.
LUTA CONTRA ENCHENTES - ALTERNATIVAS AOS PISCINÕES com Soluções Baseadas na Natureza
Contra o piscinão de Moema
Nossa luta junto com a população local evitou a desapropriação de uma vila inteira de casas e do comercio do entorno que dariam lugar um piscinão.
Promovemos reuniões públicas com especialistas e a Prefeitura para discutir os projetos dos piscinões de Moema e Morumbi (foto). Protocolamos o PR 50/2023, que cria o Fórum de Alternativas de Drenagem Urbana e Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
ANTENAS EM ZONAS ESTRITAMENTE RESIDENCIAS (ZER), NÃO!
Estamos apoiando a iniciativa das associações de bairro de Santo Amaro nesta importante ação e adequação da Lei de Antenas na Cidade.