Jornalista Ricardo Kotscho recebe Troféu Audálio Dantas 2024

Publicação: 08/06/2024

Eliseu Gabriel presidiu solenidade que também comemorou o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Considerado um dos maiores repórteres de sua geração, o jornalista Ricardo Kotscho foi homenageado com o Troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem e Esperança no último dia 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. A cerimônia reuniu familiares, amigos jornalistas e estudantes no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pelo vereador Eliseu Gabriel.

O Troféu Audálio Dantas destina-se a jornalistas que dedicam suas vidas à defesa da Democracia, Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão. A ideia surgiu em 2016 com o nome “Indignação, Coragem e Esperança” por iniciativa conjunta da OBORÉ, Agência Sindical e Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé para homenagear Audálio Dantas. O jornalista se destacou na luta em defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão, especialmente no período em que foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, de 1975 a 1979 e de 1982 a 1983, durante a ditadura militar.

A primeira e única edição do prêmio “Indignação, Coragem, Esperança” foi entregue ao próprio Audálio Dantas em 8 de julho de 2017, dia do seu aniversário de 88 anos. Depois de seu falecimento, em 30 de maio de 2018, o troféu foi rebatizado com seu nome, ganhou novas adesões de entidades de jornalistas e de organizações que lutam em defesa da democracia. Tornou-se um prêmio unitário com o propósito de lembrar a importância de Audálio Dantas em momentos cruciais da história recente do Brasil, além de servir de referência e estímulo para novas gerações de jornalistas, radialistas e toda a gente da imprensa.

O jornalista Ricardo Kotscho completa 60 anos de profissão. Ele foi homenageado por dedicar sua vida à defesa de "democracia, justiça, direito à informação e liberdade de expressão". Ele começou sua carreira como assistente de jornaleiro e escrevia para jornais de bairro em 1964.

Kotscho ajudou a formar uma geração de jornalistas e defendeu a liberdade de imprensa em diferentes jornais brasileiros. Entre as décadas de 60 e 70, foi repórter de O Estado de São Paulo. Na década de 80, da Folha de S.Paulo. Atuou em prol de eleições diretas no país e escreveu sobre a redemocratização enquanto fez parte da equipe editorial da revista IstoÉ.

Em seu discurso, após receber o troféu, ele disse: "Tem um gosto muito especial por nos lembrar de um tempo de resistência, em que lutamos juntos pelo fim da ditadura e a volta da democracia. Certamente, é o mais importante e valioso que já recebi".

Com Oboré.

 

Abaixo, confira a íntegra do evento e a matéria produzida pela Rede Câmara.

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br