Eduardo Moreira, Cidadão Paulistano!
Publicação: 11/06/2024
Vereador Eliseu Gabriel concede ao economista a maior condecoração da Cidade
Na noite de 10 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o vereador Eliseu Gabriel reuniu familiares, amigos e admiradores do economista e empresário Eduardo Moreira para a entrega do Título de Cidadão Paulistano, a maior condecoração da Cidade. Nas palavras de Eliseu Gabriel, "Orgulho para São Paulo, uma honra para mim".
Carioca, engenheiro, economista, reconhecido pela revista Época Negócios como um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos, Eduardo Moreira se destaca como uma figura inspiradora. Em 2016, esteve entre os três melhores economistas do Brasil pela revista Investidor Institucional. Autor do livro “O Que os Donos do Poder Não Querem que Você Saiba”, se notabilizou também como uma liderança e comunicador político.
Mas não parou por aí. Com o intuito de democratizar o saber, fundou o Instituto Conhecimento Liberta (ICL), que hoje conta com vasta rede de comunicação, beneficiando milhares de pessoas.
"Por essas e muitas outras razões, Eduardo Moreira é reconhecido com o Título de Cidadão Paulistano. Sua contribuição, tanto no âmbito econômico e social quanto no da Educação, faz dele uma figura exemplar, cuja influência positiva ultrapassa fronteiras", ressalta Eliseu. Que acrescentou ao seu discursso: “O Eduardo Moreira é uma pessoa brilhante. É alguém que entende muito sobre as desigualdades sociais, uma pessoa que se preocupa com a situação do Brasil, das pessoas mais humildes e, por tudo isso, ele luta por um país melhor".
O jornalista Chico Pinheiro, que participa dos programas do ICL no canal do YouTube fez uma fala inicial. “Vi muitas coisas no jornalismo, mas confesso que é uma alegria enorme, um conforto muito grande e algo que nos renova estar no ICL, fazendo o jornal do ICL, tão jovem, tão intenso e tão livre. Este é o espírito de Eduardo Moreira”, afirmou Pinheiro. “Me sinto muito feliz no ICL, mas não é só pelo jornalismo, é pela esperança — não do substantivo, mas do verbo ‘esperançar’, de Paulo Freire”.
CEO do ICL, Rafael Donatiello deu o testemunho de quem trabalha no cotidiano com Eduardo Moreira. “São poucas as pessoas que, além da vontade e bons discursos, realmente colocam a mão na massa para provocar transformações verdadeiras. Apesar das ações que já vimos ele fazer para São Paulo e para o Brasil, eu que convivo com ele todos os dias posso dizer que o que vemos nas mídias representa muito pouco perto das coisas que ele faz todos os dias e que ninguém fica sabendo”, assegurou Donatiello. “O Instituto Conhecimento Liberta nasceu a partir da crença do Eduardo de que a educação pode revolucionar a sociedade”.
O pai de Eduardo, Luiz Moreira, também deu seu depoimento. “Hoje eu vejo a grandiosidade daquilo que ele produziu. Eu e a Valéria, minha esposa, temos um orgulho muito, muito grande desse trabalho dele”, declarou.
A esposa do criador do ICL, Juliana Baroni, falou sobre a homenagem: “Nós estamos todos muito felizes, e você merece esse título porque é o carioca mais paulistano que eu conheço”.
Presidente do TRE-SP., o desembargador Silmar Fernandes elogiou a luta de Eduardo pela democratização do conhecimento e por ser “promotor incansável da justiça social”.
O mais novo cidadão paulistano fez um pronunciamento e tentou traduzir o que o título representa.
“Essa palavra ‘família’ me traz um pouco do que significa receber hoje o título de cidadão paulistano”, afirmou Eduardo Moreira. “A gente criou uma sociedade, bairros, cidades, estados, países, que na verdade são pequenas, médias e grandes tribos. São maneiras de a gente se organizar e em tese se ajudar e se cuidar. Eu acho que receber um título de cidadão paulistano é pra mim um abraço, um acolhimento a alguém que passa a fazer parte dessa tribo dessa família. Como cidadão paulistano, agora me comprometo a ter esse olhar cada vez mais compassivo, cuidadoso, atencioso aos meus irmãos e irmãs que dividem esse espaço nesse tempo comigo”, garantiu.
Voto de Júbilo
Durante a sessão também foi entregue o Voto de Júbilo da Câmara Municipal a Rafael Donatiello, representando o ICL. “O ICL também precisa ser reconhecido. É uma mídia alternativa, uma brilhante alternativa que está cada vez maior”, comentou Eliseu Gabriel.
Eduardo definiu o ICL como “um sopro de esperança” e admitiu que talvez essa vitória não venha na nossa geração.
Com Portal Câmara e ICL.
Confira, abaixo, a íntegra da sessão solene e a matéria produzida pela Rede Câmara.