Entrega do Troféu Audálio Dantas acontece no Dia da Liberdade de Imprensa

Publicação: 28/05/2024

Jornalista Ricardo Kotscho é o homenageado desta quinta edição

No próximo 7 de junho, a partir das 19h, o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo será palco da quinta edição do Troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem e Esperança. A homenagem destina-se a jornalistas que dedicam suas vidas à defesa da Democracia, Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão. O evento ainda celebrará o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado na data.

O prêmio é promovido pela Família Kunc Dantas e a OBORÉ, e conta com o apoio do vereador Eliseu Gabriel, Agência Sindical, Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Instituto Vladimir Herzog e de outras entidades.

Nesta edição, o troféu será entregue a um dos maiores jornalistas brasileiros, Ricardo Kotscho, que atualmente é articulista do Canal “MyNews”. Kotscho foi Secretário de Imprensa e Divulgação do Governo Lula entre 2002 e 2004, posto do qual se descompatibilizou para ter mais tempo de escrever suas memórias e retomar sua carreira de jornalista escritor.

"Vamos lotar o Salão Nobre para aplaudir Kotscho. Seu trabalho reflete um profundo compromisso com a verdade, ética, cidadania e democracia, fazendo dele uma referência para o jornalismo sério e responsável no Brasil", ratifica Elisue Gabriel. 

O troféu é uma escultura do artista plástico Roger Matua a partir de um desenho de Laerte. A tradicional imagem de São Jorge enfrentando o dragão foi ressignificada pelo traço da artista: ao invés de lança, o santo empunha um microfone e em seu elmo há uma câmera.

 

Audálio Dantas, patrono do troféu

A ideia do troféu surgiu em 2016 com o nome “Indignação, Coragem e Esperança” por iniciativa conjunta da OBORÉ, Agência Sindical e Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé para homenagear Audálio Dantas.

O jornalista se destacou na luta em defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão. Conhecido como o repórter que revelou Carolina Maria de Jesus e seu “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, Audálio esteve à frente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e organizou junto a defensores da democracia o ato ecumênico por Vlado, ocorrido na Catedral da Sé em 1975.

A primeira e única edição do prêmio “Indignação, Coragem, Esperança” foi entregue ao próprio Audálio Dantas em 8 de julho de 2017, dia do seu aniversário de 88 anos.

Depois de seu falecimento, em 30 de maio de 2018, o troféu foi rebatizado com seu nome e ganhou novas adesões de entidades de jornalistas e de organizações que lutam em defesa da democracia. Tornou-se um prêmio unitário com o propósito de lembrar a importância de Audálio Dantas em momentos cruciais da história recente do Brasil, além de servir de referência e estímulo para novas gerações de jornalistas, radialistas e toda a gente da imprensa.

Em 9 de junho de 2008, o jornalista recebeu da Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o título de Cidadão Paulistano.

Desde a criação do prêmio, já foram homenageados, além de Audálio Dantas, Patrícia Campos Mello, em 2020; Mara Régia Di Perna, Luis Nassif e Jamil Chade, em 2021;  Julian Assange e Consórcio de Veículos de Imprensa, em 2022, e Rene Silva, Juliana Dal Piva, Bruno Paes Manso, Leonardo Sakamoto, Gregório Duvivier e Valmir Salaro, em 2023.

 

Ricardo Kotscho, homenageado do ano

Aos 76 anos, o jornalista e escritor Ricardo Kotscho é atualmente articulista do Canal “MyNews”. Foi Secretário de Imprensa e Divulgação do Governo Lula entre 2002 e 2004, posto do qual se descompatibilizou para ter mais tempo de escrever suas memórias e retomar sua carreira de jornalista.

Nascido em São Paulo, em 18 de março de 1948, o jovem Ricardo trabalhou como ajudante de jornaleiro e redator de jornais de bairro. Foi repórter especial de O Estado de S. Paulo (1967 a 1977) e da Folha de S. Paulo nos anos 1980, com atuação significativa sobretudo ao longo da campanha das Diretas. Também foi correspondente internacional do Jornal do Brasil na  Alemanha e, a convite de Mino Carta, que então comandava a equipe da revista IstoÉ, assumiu posto na publicação em plena redemocratização do país.

Nos anos 2000 viria o convite para ocupar a Assessoria de Imprensa da primeira campanha de Lula para a Presidente. Kotscho também participou da segunda campanha que levaria Lula à Presidência da República, nas eleições de 2002.

Ricardo Kotscho é autor de vários livros, dentre eles, A prática da reportagem (Ática), Serra Pelada, uma ferida aberta na selva (Brasiliense), Explode um novo Brasil – Diário da campanha das Diretas (Brasiliense) e  Uma vida de repórter – Do golpe ao Planalto (Companhia das Letras).

 

Serviço

Troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem e Esperança e Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

7 de junho (sexta-feira) | 19h

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 – 8° andar | Bela Vista

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br