Vamos desemparedar a escola e a vida?

Publicação: 03/04/2024

Seminário aborda educação ao ar livre e seus benefícios

O rápido crescimento da vida entre quatro paredes, principalmente após a pandemia da Covid-19, tem trazido inúmeros prejuízos para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Obesidade, falta de tônus muscular, agitação, dificuldades de relacionamento e de concentração são alguns deles. Na educação eles também são sentidos e isso acarreta ambientes escolares tensos e com a aprendizagem prejudicada.

Com o intuito de explorar formas inovadoras de educação que transcendem as paredes tradicionais da sala de aula, promovendo experiências de aprendizado mais significativas e conectadas com a vida real, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) realiza no próximo 26 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo, das 8h às 13h, o seminário “Vamos desemparedar a escola e a vida? Educação ao ar livre e seus benefícios”.

O evento é em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo (CRP-SP), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar da Universidade de São Paulo (Lieppe/USP). Também apoiam o evento o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem), o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp) e o Movimento pela Educação Humanizadora (Moveh).

As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e devem ser realizadas por meio do link www.eliseugabriel.com.br/educacaoaoarlivre  

Para muitos especialistas em educação, a rotina monótona e a falta de conexão com a realidade do mundo exterior têm sido apontadas como obstáculos ao desenvolvimento integral dos estudantes. Eliseu Gabriel conta que é nesse contexto que surge a proposta de "desemparedar" a educação, incentivando práticas que levem os alunos a explorarem e a interagirem com o ambiente natural e urbano.

Neste sentido, estará presente ao evento a EMEF Philó Gonçalves dos Santos, que há três anos aplica o Projeto Eco-Parque Escola, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, e que já colhe resultados muito significativos.

Também estarão presentes escolas de ensinos Infantil e Fundamental que irão compartilhar experiências e práticas de atividades cotidianas ao ar livre. Mais que isso, elas ajudarão os presentes a refletirem sobre o potencial transformador da aprendizagem ao ar livre.

Ao longo do seminário, serão abordados temas como a importância do contato com a natureza no processo de aprendizagem, os benefícios da educação ao ar livre para o desenvolvimento físico, mental e emocional dos estudantes, e as estratégias para integrar essa abordagem ao currículo escolar de forma eficaz. A ideia do seminário ainda envolve a construção de políticas públicas sobre o tema e a discussão de caminhos para uma educação mais inclusiva e dinâmica.

"É fundamental que repensemos a forma como concebemos o processo de ensino e aprendizagem", destaca o vereador, que acrescenta “A educação ao ar livre oferece oportunidades únicas para estimular a curiosidade, a criatividade e até mesmo o senso de responsabilidade ambiental nos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI."

Ele finaliza ressaltando que o seminário busca não apenas inspirar mudanças, mas também catalisar ações concretas rumo a uma educação mais aberta, diversificada e voltada para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. “Juntos, vamos desemparedar a escola e a vida!”.

 

Serviço

Seminário "Vamos Desemparedar a Escola e a Vida? Educação ao ar livre e seus benefícios"

26 de abril | Das 8h às 13h

Praça Vladimir Herzog (Rua Santo Antonio, 33 – Bela Vista | Atrás da Câmara Municipal)

Câmara Municipal de São Paulo | Auditório Prestes Maia (Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar | Bela Vista)

 

 

Programação

8h às 9h15

Atividades ao ar livre e reflexão sobre seus efeitos (Praça Vladimir Herzog)

- Iara Rodrigues e Daniel Souza (PermaPerifa)

- Daniel Caballero (Cerrado Infinito)

 

9h15 às 9h45

Coffee break (Hall do Auditório Prestes Maia)

 

9h45 às 10h15

Mesa de abertura

- Professor Eliseu Gabriel | Vereador

- Fernando Padula | Secretário Municipal de Educação de São Paulo 

 

10h15 às 12h

Educação ao ar livre em escolas e seus benefícios

- Rose Inojosa (Socioambiental, Advisor do Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável)

 

Educação ao ar livre como diretriz de atuação de uma Secretaria Municipal de Educação

- Tânia do Amaral Gurgel (Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí/SP)

 

Educação ao ar livre no Ensino Fundamental

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Philó Gonçalves dos Santos (Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá)

 

Educação ao ar livre no Ensino Infantil

- Escola Municipal de Educação Infantil Borba Gato (Diretoria Regional de Educação Santo Amaro)

- Centro de Educação Infantil Emmanuel (Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá)

 

12h10 às 12h40

Plenária com discussão e formulação de propostas

 

12h40 às 13h

Encerramento oficial

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br