Atualização: Obras da Ponte Lapa-Pirituba recomeçaram!
Publicação: 18/01/2024
Eliseu Gabriel foi fundamental para a retomada dessa necessária construção
Na manhã desta quarta-feira, 12, o vereador Prof. Eliseu Gabriel e representantes técnicos da SPObras, realizaram a visita técnica aos canteiros de obras dos dois lados da futura Ponte Pirituba-Lapa. O objetivo foi o de apresentar o andamento das obras que, apesar dos questionamentos da comunidade local, estão em desenvolvimento.
Do lado Pirituba, é possível observar o buraco da fundação da ponte, onde será levantada a estrutura ligando ao bairro da Lapa. Do outro lado, as obras de drenagens estão em andamento no terreno do antigo Clube Nacional, na Lapa, próximo à linha-7 do trem, onde ficará a alça da ponte.
“A obra está andando mesmo, embora por fora não apareça”, afirmou o vereador Prof. Eliseu Gabriel. “Alguns projetos estão sendo revisados devido ao longo período de paralisação e às desapropriações, mas a construção da ponte começou.”
18 de janeiro de 2024
Após três anos de paralisação por ordem judicial, na última sexta-feira, 18 de janeiro, foram retomadas as obras do Complexo Viário Pirituba-Lapa, construção popularmente conhecida como Ponte Pirituba.Com investimento de R$ 367 milhões, o prazo de execução da obra está previsto para dezembro de 2026.
Reivindicação da população e luta incansável do vereador Eliseu Gabriel há mais de três décadas, a construção da ponte irá interligar os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e beneficiará cerca de 80 mil pessoas diariamente.
“Lembro que desde o meu primeiro mandato como vereador, há 23 anos, ninguém na Prefeitura de São Paulo, nem na Câmara falava da necessidade da construção de uma ponte que ligasse os bairros Pirituba-Lapa. Fui eu quem colocou dentro do Executivo essa demanda para a região. Então, mesmo depois de mais de duas décadas de espera, de tratativas, reuniões, muito estudo e vários nós jurídicos-políticos, a minha luta nunca parou. Eu nunca desanimei diante de tantos vai e vens!”, contou Eliseu Gabriel.
Para ele, embora a construção do complexo viário tenha ficado parada por um longo período, o fato de a população ter conseguido incluir diversas melhorias ao projeto é positivo. “Um ponto importante é que o cronograma foi modificado para que apenas quando o conjunto da obra estiver concluído é que ela será entregue, evitando que haja transtornos no trânsito”, ressaltou.
Mais do que uma ponte, ajudando e muito o fluxo de veículos tanto em Pirituba como na Lapa, essa enorme construção trará melhorias como aterramento de rede, mobilidade para pedestres e ciclistas, redução de tempo do trajeto do transporte coletivo entre os terminais Pirituba e Lapa, galerias de drenagem para evitar alagamentos, paisagismo, iluminação, acessibilidade e muito mais.
“Hoje é um dia para ficar na história. A retomada das obras é uma vitória conjunta do meu trabalho como vereador, do poder público envolvido e, principalmente, do empenho das associações de bairros e da sociedade civil. Estou certo do quanto essa obra complexa nos trará melhorias e valorização para a nossa região”, ratificou Eliseu Gabriel.
Essas mudanças reduzirão o tempo de viagens, darão maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.
Ações Planejadas
O projeto prevê a implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os bairros de Pirituba e Lapa. A estrutura terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.
Além da construção da ponte, o projeto completo também abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária.
O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá as seguintes melhorias em toda sua extensão:
- Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;
- Canteiro central com ciclovia;
- Obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais.
Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM (Linha 8 – Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.