Imprensa Jovem completa 18 anos com grande homenagem

Publicação: 01/12/2023

Eliseu Gabriel comemora a data com cerimônia e anúncio de dois projetos que impactam positivamente o programa.

O Programa Imprensa Jovem, agência de notícias na escola, completa 18 anos de uma jornada marcante na promoção da Alfabetização Midiática Informacional. Para comemorar a data e anunciar duas importantes iniciativas para o programa, o vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB) realiza grande evento na Câmara Municipal com a presença de autoridades, professores, alunos e Imprensa. O evento acontece em 8 de dezembro (sexta-feira), das 14h às 16h, no Plenarinho. Concomitante, a partir das 13h30, no hall do auditório acontecerá a exposição HQ Imprensa Jovem, do artista Onézio Cruz.

O Imprensa Jovem teve origem em 2005, na EMEF Pedro Teixeira, zona Leste da Capital, a partir das ideias do professor Carlos Lima. Desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo (Educom), atualmente ele está presente em 385 escolas da Rede Municipal de Ensino e atende sete mil estudantes. O programa abrange iniciativas como radioescola, produção audiovisual, jornal, blog, mídias sociais, fotografia e jornalismo web.

“As atividades jornalísticas desse programa proporcionam aos estudantes oportunidades concretas de desenvolver projetos de intervenção social, fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade por meio da comunicação. Além disso, estabelecem conexões significativas entre estudantes, professores, famílias e a comunidade em geral, reforçando seu papel como um componente vital da Educação”, justifica Eliseu Gabriel.

A presença dos jovens repórteres em atividades comunitárias e eventos importantes na cidade, como Bienal do Livro e Campus Party, destaca seu engajamento ativo e participativo. Eles narram eventos de suas próprias perspectivas, registrando, editando, publicando e compartilhando histórias. São estudantes, mas também produtores de notícias. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais.

No Imprensa Jovem quem dá a palavra final são os estudantes. Mas os professores têm papel fundamental na mediação pedagógica do planejamento, realização e avaliação das produções jornalísticas.

Nesses 18 anos, o programa beneficiou quase 100 mil estudantes, protagonistas na ampliação dos canais de comunicação entre a escola e a comunidade. Ele se destaca como a principal prática de Alfabetização Midiática e Informacional na América Latina e no Caribe e, desde 2020, tem o reconhecimento da Unesco.

Eliseu Gabriel anuncia que já tramitam na Câmara dois importantes projetos de lei de sua iniciativa que irão ratificar a importância do Imprensa Jovem. O 666/23 inclui no Calendário da Cidade de São Paulo a Semana Municipal da Imprensa Jovem – Educom, a ser realizada anualmente na segunda semana de junho. E o 673/23, que institui o Programa Imprensa Jovem no município. “O Imprensa Jovem representa mais do que uma iniciativa educacional; é uma tecnologia social que transcende o ensino tradicional. Sua relevância e impacto justificam plenamente a criação de uma lei que reconheça e apoie oficialmente esse programa transformador”, ratifica Eliseu.

O vereador esclarece que “ao destacar a importância da imprensa jovem, promovemos não apenas a liberdade de expressão, mas também incentivamos o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe”. Vale destacar, ainda, que a Semana Municipal da Imprensa Jovem enriquece o panorama cultural da cidade, reconhecendo e celebrando a diversidade de vozes emergentes. “Sua inclusão no calendário é um investimento na educação democrática e na construção de uma comunidade mais participativa e informada”.

 

Cerimônia em comemoração aos 18 anos do Imprensa Jovem - Agência de Notícias na Escola

Data: 8 de dezembro
Horário: 14h às 16h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia (Plenarinho) - Viaduto Jacarei, 100 – 1º andar – Bela Vista

Exposição: HQ Imprensa Jovem - Onézio Cruz (Acesse)
Local: Hall do Auditório Prestes Maia - 13h30 às 14h

 

 

PROGRAMAÇÃO

Abertura Institucional - 14h às 14h30

  • Vereador Professor Eliseu Gabriel
  • Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação (a confirmar )
  • Prof. Carlos Lima, Criador do Imprensa Jovem e Coordenador do Núcleo de Educomunicação SMESP
  • Rebeca Otero, Diretora de Educação da Unesco Brasil (a confirmar)
  • Ismar Soares, presidente da ABPEducom

Momento - A voz das estudantes - 14h30 às 15h

  • Anna Laura Souza Santos, ex integrante do Imprensa Jovem irmã da Fernanda Elloise 
  • Vitória Calado - Integrante o Imprensa Jovem, presidenta do grêmio, vereadora mirim, poeta slammer
  • Jamily Vitória - Ex-integrante do Imprensa Jovem, embaixadora da Inspiring Girl Brasil e Afro-Educação
  • Maria Eduarda Oliveira (Duda) - Ex-integrante do Imprensa Jovem, colaboradora na construção da Lei Estadual de Direitos Humanos de São Paulo
  • Vídeos de Gabriela Vallim (Inglaterra)  I  Ayla Julia  e   Winnie Stefany ( Projeto Estudante Mediador da Unesco) I Fernanda Elloise Souza Santos (USP)

Mediação: Formador (a) do Núcleo de Educomunicação [INFORMAR]
Homenagem a Isabel Pereira e Joelma Gouveia  - colegas que deixaram nosso plano
Hora do Slam

Momento - Protagonismo, projetos e parcerias - 15h às 15h30

  • Projeto Detetives das Fake News - EMEF M Boi Mirim 2 (Ganhador do Prêmio Municipal de Direitos Humanos 2023)
    • Apresentação: Rita Baccari e Andréa Dourado, Professoras e Coordenadoras do projeto
  • Projeto Imprensa Jovenzinha - CEI Reimberg
    • Apresentação: Claudia Santos, Professora de Educação Infantil e Coordenadora do projeto
  • Revista Imprensa Jovem - Parceria entre Estudantes do Imprensa Jovem e estudantes de Jornalismo do Instituto Metodista
    • Apresentação: Camila Escudero, Doutora em Comunicação e Cultura da UFRJ

Mediação: Formador(a) do Núcleo de Educomunicação [INFORMAR]
Campanha Vídeo-cartas Pela Paz
Hora do Slam

Momento - Coletiva Imprensa Jovem - 15h30 às 15h45

  • O escritor Marcos Martins, autor de "Até que a Morte nos Ampare," será entrevistado pelos estudantes do Imprensa Jovem.
  • Os estudantes demonstrarão o processo de uma coletiva Imprensa Jovem.

Mediação: Formador (a) do Núcleo de Educomunicação

Plenária aberta - 15h45 às 16h
Mediação: Formador(a) do Núcleo de Educomunicação [INFORMAR]

Presenças confirmadas

Unesco Brasil I Unicef I Ashoka Brasil I Revista Qualé I Jornal Jocal  I Panini I Sindicato dos Engenheiros de São Paulo e CNTU (Conselho Nacional dos Trabalhadores Universitários I Educamídia e Instituto Palavra Aberta I Unesco MIL Alliance I USP ECA I Metodista I Belas Artes I ABPEducom I  DRE Campo Limpo I DRE Capela do Socorro I DRE Freguesia do Ó I DRE São Mateus I DRE Guaianases I I SME Divisão de Currículo I EMEF M´Boi Mirim 2 I CEI Reimberg I EMEF João de Deus I EMEF Vila Nova Artiga I EMEF Paulo Duarte I EMEF Prof. João de Lima Paiva I EMEF Prof André Rodrigues de Alckmin

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br