Curador Fábio Porchat recebe Medalha Anchieta

Publicação: 26/10/2023

Vereador Eliseu Gabriel é o proponente da homenagem.

O presidente da ALA (Academia Latino-Americana de Arte), Fábio Ferrari Porchat de Assis, recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 41/2023 de outorga da honraria. A entrega foi realizada em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (24/10) na presença de familiares e amigos do homenageado.

Fábio Ferrari Porchat de Assis é curador de exposições de arte no cenário nacional e internacional, diretor, roteirista e produtor de cinema, escritor e poeta. Além de atuar na arte e cultura, ele também foi deputado estadual e secretário municipal de Cultura na gestão do prefeito Jânio Quadros, nos anos 1970. Atualmente, ele é conselheiro da Apesp (Associação dos Parlamentares do Estado de São Paulo).

“Eu acho extremamente gratificante, porque depois  desses anos todos que trabalhei pela cultura e pelas artes na cidade, no Estado e pelo país me sinto premiado. Sou extremamente grato à Câmara de São Paulo e ao vereador Eliseu Gabriel que me indicou, pois todo o meu trabalho teve o reconhecimento oficial da cidade de São Paulo”, declarou Fábio.

O vereador Eliseu Gabriel destacou a contribuição de Fábio para o setor cultural. “O pessoal o conhece mais por ser pai do humorista Fábio Porchat, mas eu o conheço há muitos anos, ele foi deputado, secretário de Cultura, é um cidadão muito envolvido nesta área que promove muitas atividades e conhecimento, por isso é importante lançar luz sobre sua atuação”, pontuou o parlamentar.

O filho humorista, Fábio Porchat, disse que foi muito influenciado pelo trabalho do pai. “Eu o acompanhei muito, ia às exposições dele, aos leilões e me interessava por tudo o que eu via. Tenho fotos pequenininho tomando um guaraná com gelo, fingindo que estava tomando whisky, usando suspensórios e gostando de ver aquilo tudo. Acho fundamental que uma pessoa que pensa a arte e a cultura na cidade seja reconhecida pela própria cidade”, ponderou.

Amigo do homenageado há 45 anos, o escritor e jornalista Ricardo Viveiros fez um pronunciamento na Sessão Solene. “Eu acho que por tudo o que ele realizou na literatura, no cinema, nas artes plásticas e mais importante, por tudo o que ele continua fazendo, sempre com ética, eficiência e respeito ao próximo, esse é um reconhecimento muito justo, de uma história dedicada à cidade de São Paulo e que transcendeu, foi para o Estado, para o país e para o exterior”, afirmou.

A diretora da ALA, Debora Vettorazzo Veiga, considera que a divulgação da cultura e da arte é a marca mais importante do homenageado. “A gente desenvolve vários eventos, exposições de arte, faz pesquisa, livros e divulga artistas plásticos novos e os mais antigos também. Acredito que isso é muito importante para a educação do povo brasileiro”, comentou.

Atualmente, Fábio Ferrari Porchat de Assis, está desenvolvendo uma grande exposição itinerante a ser exibida no ano que vem. “É uma exposição imersiva sobre a Amazônia com 450 m² de estandes, onde vamos mostrar fotografias, filmagens, depoimentos. Vai ser uma mostra belíssima que vai correr o mundo”, revelou.

A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo são honrarias entregues a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo, por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos e avanço da cidade. A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por ao menos dois terços dos vereadores.

Fonte: Rede Câmara

A matéria produzida pela Rede Câmara e a íntegra do evento você confere abaixo:

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br