Fórum Municipal de Drenagem é proposto para resolver problemas de inundações

Publicação: 28/09/2023

Iniciativa é do vereador Eliseu Gabriel

Em reunião com mais de três horas de duração, presidida pelo vereador Eliseu Gabriel na noite de ontem (27/09), foram discutidas diferentes formas de prevenção e de solução para os problemas do sistema de drenagem da água da chuva no bairro de Moema e na capital como um todo.

Dessa importante iniciativa, foi a proposta a criação do Fórum Municipal de Drenagem Urbana e Soluções Baseadas na Natureza, que terá o papel fundamental de debater os problemas de inundações recorrentes em diversas regiões de São Paulo, principalmente o da região de Moema, que já causou a morte de três pessoas.

De início, a proposta da Prefeitura de São Paulo era a de desapropriação de imóveis para a construção de um piscinão da região de Moema. Mas ela foi suspensa. “Um piscinão não resolve o problema. É necessário discutir alternativas com quem está vivendo o dilema das inundações, assim como ouvir os técnicos que entendem do que é possível fazer”, explica o vereador Eliseu Gabriel, autor do projeto de implantação do Fórum. Ele complementa que o Fórum é a oportunidade de um debate coletivo para atingir uma solução efetiva do problema e superar os conflitos entre moradores e órgãos públicos, que até o momento inviabiliza qualquer iniciativa.

O encontro, que ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, além de moradores da região de Moema, contou com a participação de técnicos da Prefeitura de São Paulo e professores especialistas.

 

 

Entenda o caso Moema

Ainda em julho deste ano, a prefeitura começou a notificar moradores por carta. Foi comunicado que eles seriam obrigados a fornecer dados de seus imóveis para funcionários da prefeitura fazerem um estudo de desapropriação.

A ideia era que os moradores teriam de sair de suas casas em até 18 meses e a prefeitura pagaria o valor dos imóveis e daria assistência a eles. A ideia partiu após a morte de três pessoas na região, em decorrência de enchentes no começo deste ano.

Entretanto, essa proposta não foi aceita pelos moradores e comerciantes. O vereador Eliseu Gabriel foi procurado por essas famílias e diante dessa situação foi realizado na Câmara Municipal esse encontro.

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br