Inscrições abertas para o workshop Desafios da Sustentabilidade na Gestão Pública

Publicação: 13/09/2023

Eliseu Gabriel debate boas práticas para conciliar desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental, democracia e justiça social.

Na próxima sexta-feira, 22/9, acontece o workshop “Desafios da Sustentabilidade na Gestão Pública” no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, das 9h às 13h. O evento é de iniciativa do vereador Eliseu Gabriel em parceria com a Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável. Gratuitas, as inscrições já estão abertas pelo link www.sympla.com.br/evento/workshop-desafios-da-sustentabilidade-na-gestao-publica/2141810

O intuito dos debates é colocar luz sobre a questão: o que se espera do planeta para 2023 e qual a contribuição dos gestores públicos?

Em 2015, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o Brasil e mais 192 Estados-membros definiram os 17 objetivos em prol do desenvolvimento sustentável, os ODS. Eliseu Gabriel explica que para que esses objetivos saiam do papel e sejam efetivamente aplicados é primordial união de esforços e ações conjuntas entre as gestões públicas e as organizações privadas. “Não temos como falar de ODS sem nos referir à importância dos gestores municipais nesse processo. É necessário que eles incluam tais objetivos em suas pautas e executem projetos diretamente ligados a eles”.

“Nosso objetivo é trocar boas práticas e achar soluções que ajudem efetivamente os municípios a serem locais mais desenvolvidos do ponto de vista de ESG (Environmental, Social and Governance). Queremos buscar caminhos para atender aos 17 ODSs”, esclarece o economista ambiental Arthur Galhano, diretor de Advocacy da Abraps e um dos palestrantes.

O workshop é destinado a representantes dos órgãos e entidades dos governos Federal, Estadual e Municipal, presidentes e secretários executivos, sociedade civil, comunidade estudantil e empreendedores. Estão envolvidas áreas como Educação Ambiental, Saúde, Gestão de Resíduos, Marketing Sustentável e Economia Circular.

A programação conta, ainda, com a palestra da Pesquisadora Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP), cidade referência em sustentabilidade, 2º lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2023, na categoria Governança. A premiação, promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis, reconheceu as notáveis práticas adotadas pelo Programa Morato Inclusiva e Sustentável, alinhadas com a Agenda 2030 e os ODS.

“Trabalhar com sustentabilidade é dever de todos os profissionais, principalmente dos que atuam no setor público. Esse tema é abrangente, envolve não só meio ambiente, mas acarreta o bem-estar e a qualidade de vida dos seres humanos, principalmente das futuras gerações”, acrescenta Eliseu Gabriel.

 

Serviço

“Desafios da Sustentabilidade na Gestão Pública”

Data: 22 de setembro de 2023

Horário: das 9h às 13h

Local: Plenário da Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar | Plenário – Bela Vista | São Paulo/SP

Inscrições gratuitas:

www.sympla.com.br/evento/workshop-desafios-da-sustentabilidade-na-gestao-publica/2141810

 

PROGRAMAÇÃO

8:30hs - Recepção/Credenciamentos

9h – Abertura

 

9h15 - “Apresentação e Contextualização dos Temas, ODS e do ESG na Gestão Pública”

Arthur Galhano – Economista Ambiental (PUC/SP), Diretor de Advocacy e Coordenador do GT Sustentabilidade na Gestão Pública da ABRAPS.

 

9h25 – “ODSs e ESG na Gestão Pública”

Palestrante: Renata Sene – prefeita de Francisco Morato (SP), pesquisadora e multiplicadora das práticas ODS, atual presidente da Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres.

 

9h45 – “Educação Ambiental e Mudanças Comportamentais: Desafios para o Desenvolvimento Humano junto às Comunidades”

Palestrante: Eliseu Gabriel – Vereador da Cidade de São Paulo.

Mediação: Andrêssa Batelochio – Publicitária, especialista em Sustentabilidade e Coordenadora do GT Educação da Abraps.

 

10h15 - “Os ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas Conexões para Melhoria da Saúde e da Qualidade de Vida”

Palestrante: Luiz Antonio da Silva (Luizinho) – Deputado Estadual de Minas Gerais.

Palestrante: Fátima Franco – Formada em Gestão Estratégica, coordenadora nacional do MNODS-Movimento Nacional pelos ODS.

Mediação: Paula Machado – Cirurgião-dentista, Mestre em Ciência da Saúde e coordenadora do GT-Saúde da ABRAPS.

 

11h05 – “Gestão da Água e Tecnologias de Saneamento”

Palestrante: John Tatton – Biólogo, especialista em Água, Saneamento e Educação Ambiental, presidente da Associação Guardiã da Água, Membro da CIEA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo.

Mediação - Olívia Gavioli - Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental, especialista Tecnologias Ambientais e Mestre em Entomologia em Saúde Pública, é coordenadora do GT-Saneamento e Recursos Hídricos da ABRAPS e colaboradora do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize).

 

11h35 – “ESG e Responsabilidade Social Alinhados para uma Gestão Sustentável”

Palestrante: Lívio Giosa - Administrador de Empresas, presidente-executivo da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, coordenador do IRES - Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental.

Mediação: Cláudia Sérvulo da Cunha Dias – Formada em Direito, conselheira de Direitos da Criança e do Adolescente e coordenadora do GT-Ética e Sustentabilidade da Abraps.

 

12h05 – “Gestão Eficiente de Resíduos” 

Palestrante: Leonardo Magno - Gestor Ambiental, fundador do Lixo Zero São José Campos (SP), membro do COMAM (Conselho Municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos) e coordenador do Núcleo Abraps São José dos Campos (SP).

Mediação: Rosely Ruibal – Bióloga, especialista na área Ambiental e Negócios Sociais e coordenadora do GT-Resíduos da Abraps.

 

12h30 – “A Economia Circular e a Geração de Renda de Forma Ética e Sustentável” 

Palestrante: Jamile Balaguer Cruz – Administradora de Empresas, professora de Economia Circular do IBMEC/SP e coordenadora do GT-Economia Circular da Abraps.

Mediação: Márcio Mendes – Publicitário com MBA em Gestão da Sustentabilidade, coordenador do GT-Marketing Sustentável da Abraps.

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br