Na Câmara Municipal, Eliseu Gabriel reúne estudiosos para debater violência no âmbito escolar

Publicação: 04/09/2023

Evento gratuito acontece no próximo 11 de setembro.

A violência no âmbito escolar é uma preocupação crescente que exige atenção e ações imediatas. A escola deve ser ambiente privilegiado de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos estudantes, mas muitas vezes torna-se palco de conflitos, intimidação, agressão e ataques violentos.

No entanto, enfrentar a violência escolar não é apenas uma responsabilidade das escolas, mas também da sociedade em geral. É imperativo que as famílias, os meios de comunicação, as autoridades e as organizações estejam envolvidos na criação de um ambiente que rejeite a violência e valorize o respeito mútuo.

Com o intuito de promover escolas mais seguras e inclusivas, onde a violência seja reduzida e a convivência positiva seja incentivada, o vereador Professor Eliseu Gabriel realiza no próximo 11 de setembro o seminário “A violência no âmbito escolar: Construindo caminhos para a convivência positiva”.

Gratuito, o evento acontece das 13h às 17h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, e discutirá a prevalência e causas da violência escolar e irá explorar estratégias de prevenção e de como lidar com a violência no ambiente escolar.

Participam das discussões ao lado de Eliseu Gabriel a doutora em Educação, Telma Vinha (Unicamp); Cesar Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada; Rogério Gonçalves da Silva, diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação, e Azuaite Martins de França, vice-presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP).

“Nosso intuito é sensibilizar os participantes para a importância de abordar a violência nas escolas, fomentar a troca de experiências e boas práticas entre profissionais da Educação, alunos e demais interessados”, justifica Eliseu. O vereador ainda acrescenta que o seminário resultará na criação de políticas públicas e programas escolares que promovam a convivência positiva e o respeito mútuo.

O público-alvo do evento inclui profissionais da Educação, estudantes, grêmios e integrantes das Comissões de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação.

 

Seminário “A violência no âmbito escolar: Construindo caminhos para a convivência positiva”

Data: 11 de setembro de 2023

Horário: 13h às 17h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 – sala 623 | Bela Vista

 

Inscrições gratuitas pelo link www.eliseugabriel.com.br/violencianoambitoescolar

 

 

 

Minibio dos participantes

Eliseu Gabriel – Professor de física pela USP e autor de livros didáticos; deu aulas no ensino público, em universidades, Ensino Médio, cursinhos e no Telecurso da TV Cultura. Autor dos livros “Brasil Soberano” e “Por um Brasil Unido e Forte”. Vereador de São Paulo em seu sexto mandato. Presidente da Comissão de Educação por vários anos. É autor de leis importantes como: Área Escolar de Segurança; Semana de Incentivo à Leitura, que todo ano publica os livros “Descobrir-se Autor”, com textos de alunos, e o “Revelar-se Autor”, com textos dos professores; da Lei das Doações; da Lei que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Lei da Transparência, entre muitas outras.

Telma Vinha - Pedagoga, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do Departamento de Psicologia Educacional desta mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre os ataques a escolas no Brasil, clima escolar, problemas de convivência, relações interpessoais e desenvolvimento sociomoral e emocional. Coordenadora do Grupo de Estudos e Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA). É coordenadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM.). Coordena e desenvolve formações e projetos em escolas que visam a melhoria da qualidade da convivência e do clima escolar, favorecendo a construção da autonomia. Autora e coautora de artigos e livros, entre eles: “Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática de regras e assembleias na escola”; “Indisciplina, conflitos e bullying na escola” e “Da escola para a vida em sociedade: o valor da convivência democrática”.

Cesar Callegari - Sociólogo e consultor educacional. É presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. Membro do Conselho Nacional de Educação por 12 anos, presidiu a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Foi Secretário de Educação Básica do MEC e Secretário de Educação do Município de São Paulo; Diretor da Faculdade SESI–SP de Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretário Estadual Adjunto da Cultura de São Paulo, entre outros cargos ocupados. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.

Rogério Gonçalves da Silva – Diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretarias da COCEU/ SME (Secretaria Municipal de Educação), possui graduação em Licenciatura e bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Atuou como professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública de ensino e como gestor em unidades educacionais. Integrou Conselhos Escolares e outros colegiados. Participou do curso "Ética, Valores e Cidadania na Escola", USP, em 2012. Apresentou trabalho acadêmico acerca dos Diretos Humanos em Congresso Internacional na Pontifícia Universidad Javeriana de Cali, Colômbia, em 2012.

Azuaite Martins de França - Segundo vice-presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP) e diretor da sede regional de São Carlos.

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br