São Paulo: terra da garoa e, agora, do samba!

Publicação: 03/12/2021

Lei de Eliseu Gabriel inclui a Semana Municipal do Samba no Calendário de Eventos da Cidade

 A fim de reconhecer a importância do mais brasileiro de todos os ritmos musicais, uma sessão solene deu início à primeira Semana Municipal do Samba na última quinta-feira (2). Proposto pelo vereador Eliseu Gabriel, o evento passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo com a promulgação da lei 17.701/21 de sua autoria. 

“Quando falamos de samba, não nos referimos somente à música, mas também a uma forma de pensar. Para que tenhamos soberania e autonomia enquanto nação, é preciso que nossa cultura seja fortalecida. Foi com este objetivo que criei a Semana”, explicou o parlamentar. 

Durante a solenidade, baluartes paulistanos foram homenageados por sua contribuição para o fortalecimento do ritmo na cidade e o resgate da cultura afrodescendente. Foram eles: Thobias da Vai-Vai; Antonio Carlos Tadeu Souza (Mestre Tadeu); Moisés da Rocha; Deolinda Madre; Madrinha Eunice (in memoriam); Osvaldo Vilaça (O Mala); Laurinete Nazaré da Silva Santos (Dona Guga); Organização Cultural SP em Retalhos; Dona Duda Ribeiro; Clarício Gonçalves; Clayton Luiz Luciano; Camila Silva; Gilson Nunes; Liberto Solano Trindade e Raimundo Pereira da Silva. 

“O fato de existirem pessoas sérias que veem o Carnaval como patrimônio da humanidade e promovem encontros como esse, me deixa muito honrado”, declarou o ator Ailton Graça, presidente da Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, que também recebeu a homenagem. 

Participantes 

Representando as diversas entidades da classe sambista, dirigentes de instituições marcaram presença na cerimônia.  

Para a diretora de carnaval da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Solange Cruz, eventos como este fazem com que o ritmo seja lembrado pela sociedade. “Aqui encontramos a velha guarda e seu legado. Não devemos desistir jamais, porque pessoas como o Eliseu nos dão oportunidades como esta, nas quais podemos celebrar esta cultura.” 

“Esta sessão solene representa mais que uma resistência, trata-se de uma evolução. Afinal, agora não temos somente um dia, e sim uma semana do samba”, completou Angelina Basílio, presidente da Rosas de Ouro. 

Pedro Anacleto, presidente da organização Ocupa Carnaval de Rua de São Paulo, ressaltou também o caráter histórico da Semana. “Estar aqui representando o carnaval de rua é uma grande honra, pois falamos em nome de todos aqueles que já se foram lutando por ele.”  

De acordo com o presidente da SP em Retalhos, Famelli Júnior, o evento ainda combate a discriminação do ritmo. “Parece que essa luta não tem fim e já está na hora do samba ser respeitado e tratado como o ritmo que dá identidade ao povo brasileiro.”  

“Agradeço o convite do vereador Eliseu Gabriel, que criou esta lei tão importante, junto a essas pessoas que fazem a resistência do samba e do carnaval brasileiro. Esperamos que em 2022 todos nós estejamos aqui novamente com uma atividade bem mais ampla”, desejou Candinho Neto, presidente da Banda do Candinho e da Associação das Bandas de Rua. 

Finalizando as declarações, Eliseu ainda ressaltou a representatividade carregada pelo samba. “A poesia dessas letras revela nossa vida e nossa maneira de ser, trata-se da maior expressão de brasilidade existente. Parabenizo todos os sambistas aqui presentes e aqueles que realmente vivem este ritmo tão importante para a construção de um país melhor”, disse.

A cerimônia foi marcada ainda por apresentações musicais dos componentes da Escola de Samba Lavapés e da cantora e sambista Dona Duda Ribeiro. Os munícipes que acompanharam a sessão presencialmente puderam conferir também uma exposição que retratou a história do samba paulistano e seus principais marcos, reunindo pavilhões e fotografias. 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira, abaixo, a matéria que a TV Câmara produziu sobre o evento e a íntegra da Sessão Solene. 

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br