Volta às aulas é tema de audiência pública da Comissão de Educação

Publicação: 07/07/2020

Secretário Municipal de Educação detalhou protocolos a serem seguidos.

Foi realizada, nesta terça-feira (07/07), Audiência Pública virtual da Comissão de Educação e Cultura e da Câmara Municipal de São Paulo para debater a volta à aulas, como preparar a rede para o retorno presencial, os protocolos que serão seguidos nas escolas públicas da capital paulista.

O presidente da comissão, vereador Eliseu Gabriel, conduziu a reunião que contou com a presença de representantes de diversas entidades de classe e do secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

Também participou do debate o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, ex-secretário de Saúde, que esclareceu dúvidas sobre a eficiência das possíveis medidas de prevenção aos alunos, educadores e membros do quadro de apoio. De acordo com ele, duas a cada mil mortes pelo coronavírus se enquadram na faixa dos 0 aos 40 anos, sendo crianças as menos atingidas. No entanto, o retorno às aulas as transforma em disseminadoras da Covid-19, além das demais doenças típicas do inverno brasileiro.

Dentre as principais preocupações apresentadas pelos participantes, foram citadas a precária higienização das escolas, a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais das unidades de ensino, a baixa taxa de testagem na cidade e o número insuficiente de servidores públicos para a garantia de cumprimento de todas as normas estabelecidas.

Segundo o secretário de Educação, a reabertura seguirá protocolos de saúde, limpeza e pedagógicos. As medidas envolverão repasse de verbas e envio de termômetros às instituições, reorganização de espaços de convivência, contratação de professores temporários enquanto for necessária a manutenção do teletrabalho ao grupo de risco, além da formação e acolhimento de servidores. Caetano ainda afirmou que uma avaliação diagnóstica será aplicada aos alunos, com o intuito de que os objetivos principais de aprendizagem sejam discutidos com toda a rede.

Uma nova audiência deve ser realizada na próxima semana, dando continuidade ao diálogo com as entidades, sociedade civil e vereadores, promovendo a exposição de sugestões e opiniões.

Eliseu Gabriel


Reeleito para o quinto mandato (2017-2020) com mais de 52 mil votos, foi o mais votado de seu partido e está entre os mais votados do Brasil.

Mais uma vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, em janeiro de 2017. Após 180 dias de muitas ações e conquistas para a cidade e para os paulistanos, retornou à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é presidente municipal. Atualmente, Eliseu Gabriel também é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e Corregedor do legislativo paulistano.

Fale com o Vereador


+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br

Viaduto Jacareí, 100 - 6° Andar
São Paulo/SP Cep: 01319-040


Receba nossos Informativos

    

Assessoria de Imprensa


Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@camara.sp.gov.br

Tags

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Eliseu Gabriel Cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo Pirituba Lapa Energia Solar Medicalização Incentivo à Leitura Fracasso Escolar Violência nas Escolas Bullying Dislexia Plano Municipal de Educação Área Escolar de Segurança Sesc Pirituba Fundeb Quarteirão da Cultura Quarteirão do Itaim Instituto Federal de São Paulo Instituto Federal Pirituba Instituto Federal Campus Pirituba Sampaprev Ponte da Raimundo Vereador PSB Ponte Pirituba Ligação Viária Pirituba-Lapa Vereador da educação Vereador de Pirituba e região Vereador da Lapa O melhor vereador de São Paulo Hospital Veterinário Público de Pirituba Hospital Público Veterinário de Pirituba São Paulo Sem Bituca Tribo Guarani Estudo e Leitura Jovem poeta Cine Belas Artes Parque Toronto Bombeiro Civil Cardiopatia Congênita Praça das Corujas Vila Anglo Vereador mais votado em Pirituba Brasilândia Parque São Domingos Professor Eliseu Gabriel Jaraguá Música raiz Perus Freguesia do Ó Descobrir-se Autor Revelar-se Autor Criado em Sampa Empreendedorismo Telecurso Telecurso 2º Grau Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação Defesa Animal Proteção Animal Vizinho Alerta Comissão da Verdade Brasil Soberano Plano Municipal de Educação Dicas de como estudar Alberto Conte Democracia Jovem Poeta Coronavírus Covid-19