Audiência pública da Comissão de Educação discute volta às aulas
Publicação: 07/07/2020
Secretário Municipal detalhou protocolos a serem seguidos.
Foi realizada, nesta terça-feira (07/07), Audiência Pública virtual da Comissão de Educação e Cultura e da Câmara Municipal de São Paulo para debater a volta à aulas, como preparar a rede para o retorno presencial, os protocolos que serão seguidos nas escolas públicas da capital paulista.
O presidente da comissão, vereador Eliseu Gabriel, conduziu a reunião que contou com a presença de representantes de diversas entidades de classe e do secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.
Também participou do debate o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, ex-secretário de Saúde, que esclareceu dúvidas sobre a eficiência das possíveis medidas de prevenção aos alunos, educadores e membros do quadro de apoio. De acordo com ele, duas a cada mil mortes pelo coronavírus se enquadram na faixa dos 0 aos 40 anos, sendo crianças as menos atingidas. No entanto, o retorno às aulas as transforma em disseminadoras da Covid-19, além das demais doenças típicas do inverno brasileiro.
Dentre as principais preocupações apresentadas pelos participantes, foram citadas a precária higienização das escolas, a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais das unidades de ensino, a baixa taxa de testagem na cidade e o número insuficiente de servidores públicos para a garantia de cumprimento de todas as normas estabelecidas.
Segundo o secretário de Educação, a reabertura seguirá protocolos de saúde, limpeza e pedagógicos. As medidas envolverão repasse de verbas e envio de termômetros às instituições, reorganização de espaços de convivência, contratação de professores temporários enquanto for necessária a manutenção do teletrabalho ao grupo de risco, além da formação e acolhimento de servidores. Caetano ainda afirmou que uma avaliação diagnóstica será aplicada aos alunos, com o intuito de que os objetivos principais de aprendizagem sejam discutidos com toda a rede.
Uma nova audiência deve ser realizada na próxima semana, dando continuidade ao diálogo com as entidades, sociedade civil e vereadores, promovendo a exposição de sugestões e opiniões.