A pandemia e a saudade da escola

Publicação: 28/04/2020

A pandemia e a saudade da escola

“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-á-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
“E um sol a sorrir no papel”.
O Caderno (Toquinho)

Das boas lembranças que tenho da escola, além dos amigos que fiz, o lápis e o caderno me trazem muita saudade. Registravam o que meus professores me proporcionavam de descobertas a incertezas. Porque a vida é isso: descobertas e incertezas.

Aliás, incertezas parecem que estão mais atuais do que nunca. Nas últimas semanas, o Brasil e o mundo têm convivido com um inimigo invisível - Covid-19 - gerando dúvidas, esforços coletivos, frustações e esperança.

Diante da pandemia que assola nosso dia a dia, a escola tem o desafio de se reinventar diante do silêncio do pátio e de seus portões fechados. A suspensão das aulas foi uma medida importante para colaborar no isolamento social.

Nesta situação excepcional, estabelecer uma nova relação pedagógica se tornou um desafio tão grande para educadores quanto combater o novo coronavírus para profissionais da saúde.

Nunca a tecnologia esteve tão presente na Educação. No entanto, as Educação não é um software que se adquire, se utiliza e se descarta. Ela se constrói na relação educador-educando e se repensa todos os dias.

A Educação acontece nesse movimento, um constante repensar, refazer, reconstruir, reinventar, ressignificar, refletir. Aliás, neste dia 28 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Educação.

Vivenciar a Educação com uso de tecnologias não é novo, visto que há muito tempo tem estado presente em projetos educacionais em muitos espaços escolares. O novo é quando as relações humanas ocorrem por meio de uma relação ensino/aprendizagem exclusivamente à distância.

O ensino remoto tem limitações e não conseguirá substituir a experiência escolar presencial. Nada substitui o olho no olho, o calor, a riqueza e os mistérios do encontro pessoal.

Acredito que quando tudo isso passar, valores como compaixão, solidariedade e empatia serão bens mais preciosos e, por isso, a escola poderá ser melhor do que já é.

Estou aprendendo que essa privação do contato social nos revela uma saudade até então nunca sentida. Saudade de estar lado a lado, brincando, conversando, aprendendo, desenhando no papel. Nada disso pode ser substituído por uma tela de computador!

Eliseu Gabriel
Professor e vereador de São Paulo (PSB)

Eliseu Gabriel


Reeleito para o quinto mandato (2017-2020) com mais de 52 mil votos, foi o mais votado de seu partido e está entre os mais votados do Brasil.

Mais uma vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, em janeiro de 2017. Após 180 dias de muitas ações e conquistas para a cidade e para os paulistanos, retornou à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é presidente municipal. Atualmente, Eliseu Gabriel também é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e Corregedor do legislativo paulistano.

Fale com o Vereador


+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br

Viaduto Jacareí, 100 - 6° Andar
São Paulo/SP Cep: 01319-040


Receba nossos Informativos

    

Assessoria de Imprensa


Vivi Bueno

+55 11 3396-4403 / 9.9999-2539

vivibueno@camara.sp.gov.br

Tags

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Eliseu Gabriel Cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo Pirituba Lapa Energia Solar Medicalização Incentivo à Leitura Fracasso Escolar Violência nas Escolas Bullying Dislexia Plano Municipal de Educação Área Escolar de Segurança Sesc Pirituba Fundeb Quarteirão da Cultura Quarteirão do Itaim Instituto Federal de São Paulo Instituto Federal Pirituba Instituto Federal Campus Pirituba Sampaprev Ponte da Raimundo Vereador PSB Ponte Pirituba Ligação Viária Pirituba-Lapa Vereador da educação Vereador de Pirituba e região Vereador da Lapa O melhor vereador de São Paulo Hospital Veterinário Público de Pirituba Hospital Público Veterinário de Pirituba São Paulo Sem Bituca Tribo Guarani Estudo e Leitura Jovem poeta Cine Belas Artes Parque Toronto Bombeiro Civil Cardiopatia Congênita Praça das Corujas Vila Anglo Vereador mais votado em Pirituba Brasilândia Parque São Domingos Professor Eliseu Gabriel Jaraguá Música raiz Perus Freguesia do Ó Descobrir-se Autor Revelar-se Autor Criado em Sampa Empreendedorismo Telecurso Telecurso 2º Grau Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação Defesa Animal Proteção Animal Vizinho Alerta Comissão da Verdade Brasil Soberano Plano Municipal de Educação Dicas de como estudar Alberto Conte Democracia Jovem Poeta Coronavírus Covid-19