Entrega do 2º Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo

Publicação: 25/05/2019

Conheça os profissionais que se destacam em suas categorias

Definidos os eleitos da segunda edição do Prêmio Padre Landell de Moura de Radiojornalismo. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia aberta ao público na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Salão Nobre), em 10 de junho, às 19 horas. A iniciativa, que homenageia o padre brasileiro inventor do rádio e reconhece profissionais e programas de destaque na rádio paulistana, é do vereador Eliseu Gabriel em parceria com o Jornalistas&Cia (Portal dos Jornalistas) e o biógrafo Hamilton de Almeida.

Estão classificados na categoria Âncora: Danilo Gobatto (Bandeirantes), José Paulo de Andrade (Bandeirantes) e Marcio Bernardes (Transamérica); em Repórter: Agostinho Teixeira (Bandeirantes), Maiara Bastianello (BandNews FM) e Pedro Duran (CBN); entre os Comentarista: Carlos Alberto Sardenberg (CBN), Claudio Zaidan (Bandeirantes) e Joel Leite (Bandeirantes); e Programa Jornalístico: Antenados, Estúdio CBN e Jornal da BandNews.

Integram o júri Arlete Taboada (professora da Radiojornalismo), Assis Ângelo (Instituto Memória Brasil), Carlos Maglio (Rádio Câmara Municipal), José Paulo Lanyi (cineasta) e Luiz Carlos Ramos (Rádio Capital), todos com experiência em radiojornalismo.

Concorreraram jornalistas de São Paulo que atuam em rádios nas categorias Âncora, Repórter, Comentarista e Programa de Radiojornalismo.

O objetivo do prêmio é reconhecer, anualmente, os profissionais que mais se destacaram em suas respectivas categorias de radiojornalismo. “Apoiar e incentivar o radiojornalismo é uma das formas de combater tantas notícias falsas, as chamadas fake news, que circulam nas redes sociais pela internet. Faltam filtros, investigação da veracidade da notícia e presença do jornalismo, especialmente do jornalismo investigativo”, diz Eliseu Gabriel.

A cerimônia também é uma homenagem ao cientista brasileiro Padre Landell de Moura. Em 1899, ele fez a primeira transmissão de voz por ondas eletromagnéticas no mundo. Na época, a comunicação foi feita entre o bairro de Santana e a Avenida Paulista. Hamilton Almeida, autor da biografia de Landell, disse que “embora não reconhecido em vida, ele foi o verdadeiro inventor do rádio”.

Os finalistas receberão diploma e os vencedores, o troféu “Ondas Landellianas”, criado pelo designer Nelson Graubart.

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br