“Lucro acima de tudo, lama em cima de todos”

Publicação: 06/02/2019

Eliseu Gabriel faz pronunciamento sobre a tragédia de brumadinho

Teve início, nessa semana, as atividades na Câmara Municipal. Em seu primeiro pronunciamento, o vereador Professor Eliseu Gabriel citou a frase “Lucro acima de tudo, lama em cima de todos”, em referência à tragédia de Brumadinho (MG). Disse que esse foi mais um “acidente” causado pela inoperância, pela falta de os governos governarem. Explicou que quanto mais o Estado abre mão de controlar, mas problemas se avolumam.

Eliseu Gabriel contou que após a privatização da Vale do Rio Doce (e outras empresas de mineração) foi criada a Agência Nacional de Mineração, que deveria controlar e ditar as regras para o funcionamento da mineração no Brasil. Porém, a Agência que deveria receber R$ 160 milhões para a sua manutenção recebeu apenas R$ 6 milhões.

“Privatizações como essas são crimes contra a população, contra a economia e contra a vida. Se queremos que o país respeite o meio ambiente, respeite as suas regras, é preciso ter recursos, investimentos, senão estaremos diante de outras tragédias”, ratificou o vereador. Ele ainda citou a falta de recursos humanos do Ibama, que hoje tem um defict de 1.800 funcionários.

Ainda em seu discurso, Eliseu Gabriel enfatizou que o lucro não pode ser o principal objetivo da vida humana, o principal objetivo da sociedade. “O que importa é a vida e o bem estar da sociedade, da população. Mas, infelizmente, no Brasil, a frase que eu disse no início – “Lucro acima de tudo, lama acima de todos” – é o que está direcionando e ditando as regras em nosso país”.

O vereador explicou que a Câmara Municipal não será conivente e que já discute iniciativas para avaliar duas barragens de rejeitos localizadas em Perus, na região Noroeste da cidade. “É necessário buscarmos informações sobre a situação dessas mineradoras privadas que atuam em São Paulo. O Poder Público, no caso o Legislativo, tem a missão de fiscalizar, de ir atrás dos problemas. Não podemos ter lucro acima de tudo, e lama acima de todos” mais uma vez, disse o parlamentar.

 

Confira o pronunciamento

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br