“Lucro acima de tudo, lama em cima de todos”
Publicação: 06/02/2019
Eliseu Gabriel faz pronunciamento sobre a tragédia de brumadinho
Teve início, nessa semana, as atividades na Câmara Municipal. Em seu primeiro pronunciamento, o vereador Professor Eliseu Gabriel citou a frase “Lucro acima de tudo, lama em cima de todos”, em referência à tragédia de Brumadinho (MG). Disse que esse foi mais um “acidente” causado pela inoperância, pela falta de os governos governarem. Explicou que quanto mais o Estado abre mão de controlar, mas problemas se avolumam.
Eliseu Gabriel contou que após a privatização da Vale do Rio Doce (e outras empresas de mineração) foi criada a Agência Nacional de Mineração, que deveria controlar e ditar as regras para o funcionamento da mineração no Brasil. Porém, a Agência que deveria receber R$ 160 milhões para a sua manutenção recebeu apenas R$ 6 milhões.
“Privatizações como essas são crimes contra a população, contra a economia e contra a vida. Se queremos que o país respeite o meio ambiente, respeite as suas regras, é preciso ter recursos, investimentos, senão estaremos diante de outras tragédias”, ratificou o vereador. Ele ainda citou a falta de recursos humanos do Ibama, que hoje tem um defict de 1.800 funcionários.
Ainda em seu discurso, Eliseu Gabriel enfatizou que o lucro não pode ser o principal objetivo da vida humana, o principal objetivo da sociedade. “O que importa é a vida e o bem estar da sociedade, da população. Mas, infelizmente, no Brasil, a frase que eu disse no início – “Lucro acima de tudo, lama acima de todos” – é o que está direcionando e ditando as regras em nosso país”.
O vereador explicou que a Câmara Municipal não será conivente e que já discute iniciativas para avaliar duas barragens de rejeitos localizadas em Perus, na região Noroeste da cidade. “É necessário buscarmos informações sobre a situação dessas mineradoras privadas que atuam em São Paulo. O Poder Público, no caso o Legislativo, tem a missão de fiscalizar, de ir atrás dos problemas. Não podemos ter lucro acima de tudo, e lama acima de todos” mais uma vez, disse o parlamentar.
Confira o pronunciamento