Dia do Fonoaudiólogo foi celebrado na Câmara Municipal

Publicação: 23/11/2018

Iniciativa de Eliseu Gabriel reconheceu a importância da categoria

No dia 30 de novembro, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, ocorreu a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo.

Iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor do Projeto de Lei nº 325/18 que dispõe sobre a inclusão do Dia do Fonoaudiólogo (9 de dezembro) no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o evento foi em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo (Crefono 2), órgão fiscalizatório da profissão responsável pela jurisdição do Estado de São Paulo. Vale acrescentar que o projeto já está aprovado na Câmara Municipal de São Paulo.

A profissão foi regulamentada em 1981 e hoje conta com 31 cursos reconhecidos no país. Há 12 áreas de especialidade para a atuação do fonoaudiólogo: Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho e Neuropsicologia.

“É evidente a grande importância dessa categoria profissional que tanto tem contribuído para a saúde pública e para a melhoria das condições de vida dos nossos cidadãos”, ratifica Eliseu.

Durante a solenidade ocorreu a entrega do Prêmio FONO TEC 2018, criado pelo Crefono 2 para identificar, estimular e dar visibilidade aos projetos inovadores voltados à tecnologia, desenvolvidos pelos fonoaudiólogos e/ou equipes multiprofissionais do estado de São Paulo. 

Sete projetos inscritos, a metade foi de aplicativos, 20% de programas e 30% software. Todos eles voltados para maximizar os resultados terapêuticos e contribuir para a qualidade de vida dos usuários.

O primeiro lugar ficou com o App Afinando o Cérebro. Segundo lugar ganhou o App Foco X Cuca Fresca e o terceiro, o Software Picto4me.

"O evento foi uma ótima oportunidade para celebrarmos o que escolhemos ser, fonoaudiólogos, e compartilharmos mais um ano de ações e vitórias que obtivemos em prol da nossa profissão", disse Marcia Mendes, presidente do Crefono 2.

 

Assista à matéria produzida pela TV Câmara São Paulo 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

É o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, eleito neste ano de 2020 pela sexta vez. É, também, o Corregedor da Câmara.

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4000

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br