Eliseu Gabriel debate ozonioterapia no serviço público de saúde

Publicação: 30/04/2018

Terapia complementar às convencionais pode ser utilizada para diversas finalidades médicas, a custo baixo.

A Ozonioterapia como técnica médica por meio do ozônio medicinal é secular e pode ser aplicada em pacientes de todas as idades e com diagnósticos diversos. Contar um pouco sobre a terapia e discuti-la enquanto prática a ser aplicada no serviço público de saúde de São Paulo foi o objetivo do seminário que aconteceu no ´ltimo dia 8 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo. Promovido pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB) em parceria com a Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz), o evento teve como tema central “Ozonioterapia como Prática Integrativa no Sistema Público de Saúde”.

O debate foi muito significativo, tendo em vista os números da saúde: 55% da população paulistana faz uso exclusivamente do setor público. Com restrição no orçamento, a Ozonioterapia é uma importante aliada.

Eliseu Gabriel explicou que o encontro também teve a finalidade de estabelecer uma redação para o projeto de lei que autorize a prática integrativa para a população da cidade de São Paulo.

A Ozonioterapia com regulamentação de prática médica já está em uso em países como Alemanha, Portugal, Espanha, Cuba, Rússia e em algumas partes dos Estados Unidos. No Brasil, ela teve o projeto de lei nº 227/17 votado por unanimidade no Senado Federal, em outubro do ano passado. Atualmente, tramita no Congresso. Em março desse ano, a Ozonioterapia foi declarada pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, como uma das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).

O grande destaque da Ozonioterapia, além de potencializar os efeitos dos tratamentos convencionais quando usada complementarmente, é a sua acessibilidade: praticamente não invasiva e extremamente benéfica em relação ao custo. “Há muitas doenças cujo tratamento melhora muito a condição do paciente. Elas podem e devem ser tratadas por essa terapia no SUS”, explicou Celina Ramalho, professora e pesquisadora e que palestrou no evento. Ela citou feridas de diabético, que hoje são responsáveis por 11 amputações por hora no Brasil; as infecções como a tuberculose, que volta a ser epidêmica atualmente; e processos inflamatórios como o reumatismo, que consome 10% do orçamento dos medicamentos do SUS.

"Poucas iniciativas no campo da saúde pública poderão trazer tantos benefícios às pessoas, principalmente para as mais carentes, do que a regulamentação da Ozonioterapia em nosso país”, explicou a médica Maria Emília, que dirigiu a Aboz por diversos anos. Ela ressaltou que a terapia é simples e de baixo custo. “Se for bem aplicada, tem caráter inofensivo e um potencial múltiplo de aplicação face a um grande número de enfermidades, em especial às doenças crônicas e degenerativas, cujo perfil evolutivo tende a ser emergente em nossa população”, completou.

 

Confira a matéria veiculada na TV Câmara

 

Eliseu Gabriel


Reeleito para o quinto mandato (2017-2020) com mais de 52 mil votos, foi o mais votado de seu partido e está entre os mais votados do Brasil.

Mais uma vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, em janeiro de 2017. Após 180 dias de muitas ações e conquistas para a cidade e para os paulistanos, retornou à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é presidente municipal. Atualmente, Eliseu Gabriel também é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e Corregedor do legislativo paulistano.

Fale com o Vereador


+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br

Viaduto Jacareí, 100 - 6° Andar
São Paulo/SP Cep: 01319-040


Receba nossos Informativos

    

Assessoria de Imprensa


Vivi Bueno

+55 11 3396-4403 / 9.9999-2539

vivibueno@camara.sp.gov.br

Tags

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Eliseu Gabriel Cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo Pirituba Lapa Energia Solar Medicalização Incentivo à Leitura Fracasso Escolar Violência nas Escolas Bullying Dislexia Plano Municipal de Educação Área Escolar de Segurança Sesc Pirituba Fundeb Quarteirão da Cultura Quarteirão do Itaim Instituto Federal de São Paulo Instituto Federal Pirituba Instituto Federal Campus Pirituba Sampaprev Ponte da Raimundo Vereador PSB Ponte Pirituba Ligação Viária Pirituba-Lapa Vereador da educação Vereador de Pirituba e região Vereador da Lapa O melhor vereador de São Paulo Hospital Veterinário Público de Pirituba Hospital Público Veterinário de Pirituba São Paulo Sem Bituca Tribo Guarani Estudo e Leitura Jovem poeta Cine Belas Artes Parque Toronto Bombeiro Civil Cardiopatia Congênita Praça das Corujas Vila Anglo Vereador mais votado em Pirituba Brasilândia Parque São Domingos Professor Eliseu Gabriel Jaraguá Música raiz Perus Freguesia do Ó Descobrir-se Autor Revelar-se Autor Criado em Sampa Empreendedorismo Telecurso Telecurso 2º Grau Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação Defesa Animal Proteção Animal Vizinho Alerta Comissão da Verdade Brasil Soberano Plano Municipal de Educação Dicas de como estudar Alberto Conte Democracia Jovem Poeta Coronavírus Covid-19