Semana de Aprendizagem do Xadrez é aprovada em SP

Publicação: 20/09/2017

Projeto de Eliseu Gabriel ajuda alunos a romper barreiras e desenvolver habilidades

Eliseu Gabriel conseguiu aprovar mais um de seus projetos de lei. Trata-se do PL 410/14, que institui o Semana Municipal de Aprendizagem no Jogo de Xadrez. Alguns dos objetivos da propositura, além de estimular esta prática, são: promover a inclusão dos portadores de necessidades especiais; divulgar junto às escolas públicas municipais e privadas os benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes; introduzir a prática do xadrez nas instituições públicas ou privadas que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência aos idosos. O texto foi encaminhado ao prefeito para ser sancionado

Eliseu Gabriel explica que, além de ser uma excelente atividade de lazer, o xadrez possibilita o aprimoramento do raciocínio lógico, a tomada de decisões e as atitudes de liderança. “Cada movimento no xadrez requer atenção profunda. Assim, o estudo contínuo de posições são exercícios de tática e estratégia que favorecem a lógica em geral, o que influi sobremaneira no aproveitamento escolar e nas demais atividades cotidianas”, diz ele.

No xadrez é fundamental o planejamento das ações futuras e a prática desse planejamento forma um pensamento organizado e desenvolve uma imaginação criadora.

As diversas formas de se desenvolver uma mesma jogada, que poderá ter inúmeros resultados, auxiliam o aluno nas tomadas de decisões e a respeitar pontos de vista divergentes.

“Em uma mesma partida sempre aparecem vários temas mesclados e o jogador que melhor trabalha essas variáveis obtém os melhores resultados. A necessidade de analisar todos os lados da questão para solucionar os problemas ajuda a desenvolver na criança a tenacidade, a vontade, a concentração e a memória. Além disso, o xadrez ensina a ter paciência e método, essenciais para o bom andamento dos estudos”, completa o vereador Eliseu, que é professor.

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

É o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, eleito neste ano de 2020 pela sexta vez. É, também, o Corregedor da Câmara.

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4000

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br