Biblioteca itinerante amplia acesso à literatura

Publicação: 07/04/2022

Projeto do Sesc São Paulo promoveu atividades na Semana de Leitura.

Em parceria com o Sesc São Paulo, a 11ª Semana de Leitura contou com uma biblioteca itinerante nos dias 5 e 7 de abril, possibilitando a facilidade de acesso a livros gratuitos e atividades educativas.

Aberto à comunidade, o projeto que leva o nome de BiblioSesc é desenvolvido ao longo de todo o ano, com retorno aos mesmos endereços a cada quinze dias. Para realizar empréstimos de obras literárias, basta apresentar documento com foto, comprovante de residência e um telefone para contato. 

De acordo com Gustavo Corrêa Barreto, monitor da biblioteca volante há sete anos, "estamos unindo forças com esta parceria fundamental. Para mim, é muito prazeroso oferecer essa oportunidade inovadora, afinal são os livros quem procuram as pessoas em comunidades distantes de equipamentos culturais." 

Ao todo, sete pontos da cidade receberam as unidades, com destaque para a de Santana, que contou também com uma intervenção artística do grupo Brotando em Mim. Nela, uma dupla de palhaços - formada por Fabiana Alves e Leandro Goulart - propôs ao público a criação de frases desconexas, tomando como inspiração os objetos que carregavam em sua mala. 

Segundo Tamires Bezerra da Silva, coordenadora pedagógica do Centro para Crianças e Adolescentes (CAA) Dom Macário, receber a ação do BiblioSesc levou muitas crianças a compartilharem livros aos quais não possuem acesso. “Acompanhado das contações de história e intervenções, o projeto se torna melhor ainda, pois é revelado um novo horizonte capaz de fazer nascer o interesse pela leitura", complementou. 

O caráter didático da atividade, que apresenta novas abordagens pela lógica de Eva Furnari e Manuel de Barros também é algo que Fabiana considera vital: “gosto muito de trazer a possibilidade de explorar outros universos e diferentes formatos da literatura." 

Desde 2020, o Serviço Social do Comércio (Sesc) atua em conjunto com a Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura – Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel – promovendo oficinas e outras atrações culturais. 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

É o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, eleito no ano de 2020 pela sexta vez.

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br