Alunos das AELs no palco do Municipal

Publicação: 06/04/2022

Apresentações marcaram a abertura da Semana de Leitura 2022.

Do palco à plateia, a abertura da 11ª Semana de Leitura foi marcada pelos alunos das Academias Estudantis de Letras. Realizada na última segunda-feira (4), a sessão solene levou mais de mil estudantes ao Theatro Municipal de São Paulo, muitos deles nunca tinham visitado o local. 

Iniciando as apresentações do dia, a peça “As Cores de Tarsila” explorou o tema central do evento: 100 anos da Semana de Arte Moderna. Por meio da encenação, os membros da AEL Vinícius de Moraes (EMEF Vicentina Ribeiro da Luz) revisitaram grandes obras da pintora Tarsila do Amaral, nome polêmico do Modernismo Brasileiro. 

Já os alunos da EMEF Liliane Verzine Silva, que fazem parte da AEL Carolina Maria de Jesus, promoveram o jogral “Quem Somos Nós”. Com declamações de poemas como “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, e um rap autoral, eles animaram a tarde e mostraram a todos a relevância da leitura. 

Segundo Maria Janaína Leite, professora orientadora da AEL Maurício de Souza (EMEF Presidente Prudente de Moraes), “os espetáculos foram um casamento perfeito entre a AEL e essa Semana de Leitura. Se tratou de um grande incentivo ao nosso trabalho!” 

 

Sobre as AELs 

A Academia Estudantil de Letras da Secretaria Municipal de Educação de Sã Paulo (SME) foi criada em 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antônio Vieira, na Zona Leste, Foi idealizada pela então professora de Língua Portuguesa, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida por todos como Suelizinha.

Transformadas em lei pelo vereador Eliseu Gabriel há dois anos, as Academias se tornaram definitivas na cidade e continuarão em desenvolvimento, independente do governo vigente. 

Ao todo, 179 escolas integram a rede, reconhecida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como uma das melhores iniciativas de incentivo à leitura. 

 

 

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

É o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, eleito no ano de 2020 pela sexta vez.

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br