11ª Semana de Leitura é aberta em São Paulo

Publicação: 05/04/2021

Cerimônia aconteceu nessa segunda (4), no Theatro Municipal, com protagonismo de alunos da rede pública.  

Na tarde dessa segunda-feira (4), mais de mil alunos da rede pública paulistana compareceram ao Theatro Municipal para a abertura da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. Em sua 11ª edição, o evento, que é lei municipal 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), celebra o centenário do Modernismo Brasileiro com atrações on-line e presenciais em vários locais da cidade, até a próxima sexta-feira (8).

“O Theatro foi escolhido para a abertura justamente por ter sido o palco, em 1922, do Movimento Modernista. Foi nele que artistas de diversos campos, em grande parte estudantes, começaram a desenvolver uma identidade para a cultura do nosso país”, explicou Eliseu.  

Presente ao evento, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) ressaltou a importância da iniciativa e citou números. “Hoje iniciamos a 11ª edição deste evento, um projeto muito importante do vereador Eliseu Gabriel. A leitura é uma prática fundamental para nossas crianças, nossos estudantes e adultos. O Brasil, como um todo, está na 27ª posição do ranking mundial de leitura. A Índia ocupa a primeira colocação”, explicou o prefeito Ricardo Nunes, que também citou uma pesquisa realizada na cidade de São Paulo em 2020.

“De acordo com esse levantamento, 60% da população na capital paulista tem o hábito de ler pelo menos um livro, ou parte dele, a cada três meses, mas este índice tem que aumentar. Precisamos trabalhar para melhorar esta marca porque, quando uma pessoa lê, tem capacidade de entendimento, especialmente nestes tempos de fake news, pois ela pode fazer sua própria interpretação dos fatos”, enfatizou o prefeito.

Totalmente gratuita, a Semana de Leitura é realizada pelo mandato do vereador Eliseu Gabriel em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMS) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Conta como apoio de importantes entidades: SESC (Serviço Social do Comércio), da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

 

Secretários presentes

Acompanhando a abertura no Municipal com bastante entusiasmo, Fernando Padula, secretário municipal de Educação, ressaltou que o que possibilita um maior estímulo ao hábito da leitura é a atuação das Academias Estudantis de Letras (AEL), idealizadas por Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha. “As AELs foram transformadas em lei municipal pelo vereador Eliseu. Hoje, já são 179 unidades e, graças a esse movimento, os estudantes estão participando da Semana de Incentivo nos CEUs e nas Salas de Leitura da cidade”, complementou. 

“Participar de uma atividade como esta, depois de uma fase na qual nossas bibliotecas ficaram fechadas, é muito importante. O objetivo desta ação é fortalecer a leitura e a Secretaria Municipal de Cultura está de mãos dadas com a da Educação, porque a cultura e a educação são coisas que ninguém pode nos tirar. Então, foco nos estudos, crianças”, disse a secretária, dirigindo-se aos estudantes na plateia do Municipal.

A secretária da Pessoa com Deficiência, Sílvia Grecco, ainda exemplificou a relevância deste trabalho conjunto em sua própria rotina: "incentivo muito meu filho Nickollas, que é cego, lendo para ele. Em outros momentos, ele usa óculos que tem um dispositivo que reconhece as palavras, dando-lhe autonomia.” 

A educação, de acordo com o vereador Eliseu Gabriel, deve ser promovida exatamente assim, em conjunto com a sociedade. Por isso, destacou a importância de eventos como esse. “Tem que ler para poder escrever, é preciso ler para saber falar direito, para desenvolver o raciocínio. Não adianta ir à escola e voltar, diariamente. É preciso que a comunidade participe do processo, incluindo as famílias dos estudantes, que devem incentivá-los a ler e a estudar, e não importa como.”, disse.

 

No palco do Municipal

Discentes e docentes da cidade de São Paulo também foram as estrelas da abertura. O coral de servidores da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaianases recepcionou a todos e interpretou o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do professor Igor Fernandes.

Já os alunos das escolas municipais participantes das AELs levaram um espetáculo de música, cores e muita emoção ao palco.

A peça teatral “As cores de Tarsila", representada por alunos pertencentes à AEL Vinícius de Moraes (EMEF Vicentina Ribeiro da Luz), na zona Leste, prendeu a atenção do público apresentando a trajetória da artista modernista Tarsila do Amaral.

Houve, ainda, a declamação de poesias protagonizada pelos alunos da EMEF Liliane Verzine Silva, da Zona Sul (Jardim Luso), que fazem parte da AEL Carolina Maria de Jesus.

Para a bailarina Ana Carolina, membro do grupo de ballet da EMEF Amadeu Mendes, do Parque São Domingos (zona Oeste), que apresentou o espetáculo “Fadas da Natureza”, “participar da abertura foi muito especial, afinal foi a primeira vez que tive a oportunidade de entrar no Theatro.” 

 

Todo o evento contou com a cobertura dos integrantes do Imprensa Jovem, alunos Estudantes que fazem parte de projetos de educamunicação.

 

Atrações

Assim como em toda a programação da Semana, a abertura trouxe atrações relacionadas ao tema da edição, com destaque para a atuação do ator Pascoal da Conceição, conhecido por interpretar o Dr. Abobrinha no seriado Castelo Rá-Tim-Bum. Ao longo da cerimônia, acompanhado por dois músicos, o ator apresentou ao público grandes momentos do poeta Mário de Andrade, considerado o papa do Modernismo. 

Outro sucesso foi o espetáculo “Barbatuquices!”, do grupo Barbatuques, que contou com total engajamento dos presentes numa “aula-show” de música corporal. 

A programação da 11ª Semana de Leitura segue até sexta-feira (8), com atividades presenciais em diversos pontos da cidade e on-line nas redes Estudo e Leitura. A programação completa pode ser acessada em estudoeleitura.com.br/agenda-se 

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br