São Miguel Paulista tem novo espaço de educação ao ar livre

Publicação: 07/12/2021

Iniciativa foi possível com o apoio de Eliseu Gabriel, presente à inauguração.

O bairro de Miguel Paulista, no extremo leste da cidade de São Paulo, a partir dessa quinta-feira, 9/12, passa a contar com um importante espaço coletivo. Foi inaugurada a Escola Debaixo da Ponte - Espaço de Cultura e Ensinança Popular, um projeto de educação complementar Idealizado e gerenciado pelo Instituto NUA.

Localizado sob o viaduto de interligação da Av. Dr. Assis Ribeiro com a comunidade União de Vila Nova, às margens do Córrego Cruzeiro, o espaço tem atividades ao ar livre, visando avançar no acesso à cultura e à informação e na potencialização da capacidade criativa de crianças e jovens moradores da região.

O projeto somente pode ser viabilizado porque contou com o apoio do vereador Professor Eliseu Gabriel, que destinou emenda parlamentar. Presente à inauguração do espaço, o parçamentar resaltou que “Iniciativas como essa nos dão esperança de um mundo melhor. Acreditei no projeto como forma de desenvolvimento social, econômico e comunitário em uma região que tem cerca de 40 mil habitantes e ainda convive com elevados índices de vulnerabilidade, num cenário agravado pela situação socioeconômica crônica de desemprego, resultando em aumento de situações conflitantes, desestruturação familiar, violência doméstica, gravidez precoce, iniciação aos vícios e envolvimento com tráfico de drogas”, completou Eliseu.

Além do projeto arquitetônico e das respectivas obras para criação desse espaço compartilhado de capacitação e reflexão sob o “Baixo Viaduto”, também foram ministradas oficinas de capacitação para formação de educadores nas áreas de cultura e arte, economia criativa, meio ambiente e esportes, os quais já atuam como professores da Escola segundo a proposta de ensinação, ensina-ação, em-si-na-ação, ensinação, conceitos-chave do projeto Escola Debaixo da Ponte - Espaço de Cultura e Ensinança Popular.

A coordenação pedagógica foi feita pela educadora Eda Luiz, principal mentora do Cieja, referência mundial de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e visou à “observação respeitosa e suporte criativo aos saberes e práticas locais para o desenvolvimento de potencialidades”.

Vale acrescentar que o Instituto NUA é uma organização da sociedade civil que tem por missão promover o desenvolvimento social, econômico e comunitário por meio de projetos nas áreas de Cultura, Arte, Educação, Sustentabilidade, Esportes, Empreendedorismo e Geração de Renda.

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br