10ª Semana de Estudo e Leitura ocorre entre 12 e 16 de abril

Publicação: 23/03/2021

Programação on-line e gratuita terá enfoque na afetividade, diversidade e inclusão.

De 12 a 16 de abril, acontece a 10ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, instituída pela Lei Municipal 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB). Nesta edição, em razão da pandemia, todas as atividades serão on-line, transmitidas pelas redes sociais da Semana.

O evento, que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, é realizado por parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Pessoa com Deficiência e o mandato do vereador, com o apoio de importantes entidades do setor: Aprofem, CBL, CPP, Sesc, Sinesp.

O objetivo da Semana é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades, como contação de histórias, saraus, apresentações teatrais e musicais, roda de leitura, palestras, entrevistas, bate-papo com escritores e diversas outras iniciativas. Dentre os destaques estão os autores Pedro Bandeira e Ilan Brenman; o influenciador em Educação, Lucas Felpi (nota 1000 na redação do Enem); Sueli Gonçalves, a Suelizinha criadora da AEL.

Nesta décima edição, os temas centrais desenvolvidos são a afetividade, diversidade e inclusão. Dentre as mais de 70 atividades, vale destacar a Batalha de Slam; dois bate-papos, o do escritor Matheus Barros, reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país; e o da professora Luciana Ruiz, que abordará a leitura em braile e seus desafios; e a palestra sobre preconceito linguístico com o escritor e tradutor Thiago Mattos. Já o Coletivo São Paulo de Literatura fará uma live sobre histórias de superação por meio da leitura. Com o intuito de tornar a Semana o mais acessível possível, algumas atividades contarão com interpretação em libras.

Também estão inseridas nas atividades a apresentação do filme “A casa das histórias”, as peças teatrais “Totó, o tocador de tambor”, o sarau Belle Époque; a apresentação musical “Elas que amam elas”; diversas contações literárias, como “Malala, uma menina muito corajosa“, “A História de Pinóquio”, “Ceci, um sonho de barata”, “Urashiro Taro, o pescador”. E tem muito, muito mais ainda.

“Incentivar a leitura é um ato de amor, é a base para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Integrar a comunidade nessa ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, acrescenta o professor Eliseu.

A programação completa da Semana de Leitura pode ser acessada no Portal www.estudoeleitura.com.br , em AGENDA e nas redes sociais:

www.instagram.com/estudo_leitura 

www.facebook.com/estudoeleitura

www.youtube.com/estudoeleitura

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br