Entrega do I Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo será em 20/6

Publicação: 08/05/2018

Eliseu Gabriel valoriza o jornalismo e o verdadeiro inventor do rádio

Os vencedores da primeira edição do Prêmio Padre Landell de Moura de Radiojornalismo serão homenageados em cerimônia no Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar), a partir das 19h30 da próxima quarta-feira (20/6).

Com quatro categorias – Repórter, Comentarista, Âncora e Programa Jornalístico – a premiação tornou-se lei na cidade de São Paulo no início desse ano, e é de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), com apoio do Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas.

“Apoiar e incentivar o radiojornalismo é uma das formas de combater tantas notícias falsas, as chamadas fake news que circulam nas redes sociais pela internet. Faltam filtros, falta a investigação da veracidade da notícia, falta a presença do jornalismo, especialmente do jornalismo investigativo”, disse Eliseu Gabriel. A iniciativa, segundo ele, também é uma justa homenagem a Landell de Moura, cientista brasileiro que em 1899 fez a primeira transmissão de voz por ondas eletromagnéticas do mundo. “Embora não reconhecido em vida, foi o verdadeiro inventor do rádio”, salientou, realçando o trabalho feito pelo biógrafo de Landell, Hamilton Almeida.

No final de maio, a Comissão Julgadora definiu os 12 finalistas do concurso: Âncora: Marcio Bernardes (Transamérica), Ricardo Boechat (BandNews) e Tatiana Vasconcellos (CBN); Comentarista: Claudio Zaidan (Bandeirantes), Reinaldo Azevedo (BandNews) e Vera Magalhães (Jovem Pan); Repórter: Agostinho Teixeira (Bandeirantes), Aiana Freitas (BandNews) e Maiara Bastianello (BandNews); e Programa: Jornal da Bandeirantes, Jornal da BandNews e Jornal da Jovem Pan. Na cerimônia, serão conhecidos os primeiros colocados de cada categoria, que receberão o Troféu Ondas Landellianas, de autoria do designer Nelson Graubart.

Dividido em duas fases, o concurso contou em sua primeira etapa com votação do público, que indicou livremente mais de 300 profissionais e quase 100 programas das principais emissoras que atuam na cidade de São Paulo. Os mais votados em cada uma das quatro categorias passaram para a segunda fase e seus nomes foram submetidos a um júri integrado por nove profissionais: Adhemar Altieri, Álvaro Buffarah Jr., Filomena Salemme, Geraldo Nunes, Luciana Freitas, Marco Antonio Rossi, Paulo Vieira Lima, Roseli Tardelli e Ulisses Rocha.

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br