De 9 a 13 de abril, São Paulo realizou a 7ª Semana de Incentivo à Leitura

Publicação: 05/04/2018

Eliseu Gabriel é o autor da lei que promoveu ações em diversos pontos da cidade.

Entre os dias 9 e 13 de abril, aconteceu a sétima edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, criada pela Lei nº 14.999/09, de autoria do vereador Eliseu Gabriel. A iniciativa faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade e é organizada pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Cultura (SMC), com o apoio do vereador Eliseu Gabriel e de importantes entidades e associações da área, sociedade civil, editoras, autores e bibliotecas comunitárias.

O principal objetivo da iniciativa é estimular a prática do estudo e da leitura por meio de diversas ações. “Por toda a cidade haverá palestras, apresentações, contação de histórias, saraus, exposições temáticas e tantas outras atividades em escolas, bibliotecas, centros de educação e de formação. De fato, é uma verdadeira celebração à leitura”, conta Eliseu Gabriel, que também é professor.

A abertura da Semana foi realizada no último dia 9, no CEU Aricanduva, zona leste da Cidade, com a participação das Diretorias Regionais de Educação (DREs) Itaquera, São Miguel e Penha. Durante o evento de abertura, a Academia Estudantil de Letras (AEL) Luís Gama, do CEU EMEF Prof. Gomes Cardim, apresentou um ato da peça “O Fantasma da Ópera”. Estudantes da EMEF José Carlos Nicoleto – Zito, da DRE São Mateus, apresentaram o musical “Trem Bala”. A professora Monique Alves, responsável pela AEL Rubem Alves, da EMEF Prof. Maestro Alex Martins, DRE Penha, realizou o relato de prática do projeto “Descobrir-se Autor 2017”. O evento também contou com a participação dos escritores Marcelino Freire e Samir Mesquita, que têm extensa produção de minicontos e microcontos e, na ocasião, expuseram esses dois gêneros textuais aos presentes.

Minicontos e microcontos serão os enfoques do terceiro volume do livro “Descobrir-se autor”, que também é uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel como resultado da Semana de Leitura. A produção desse livro será contemplada com contos produzidos coletivamente pelos participantes das AELs.

Na região Noroeste, o vereador Eliseu Gabriel esteve na Biblioteca Brito Broca. Lá ele acompanhou a Roda de Leitura que o coordenador do local, Sandro Coelho, promoveu para as crianças da CEI Santa Mônica. A primeira história a ser contada foi “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein, cujo enfoque é a amizade, a consciência ecológica e a ambição do homem perante a natureza. Logo em seguida, as crianças participaram da contação de “Obax”, livro de André Neves baseado em histórias africanas e que mexeu com o imaginário infantil.

Eliseu também esteve na zona Sul, no CEU Heliópolis onde participou de uma dinâmica com os Guardiões da Biblioteca, com a condução da bibliotecária Suelen Camilo Ferreira. “Genial essa iniciativa de fazer os alunos serem os “cuidadores” do local, tornarem a biblioteca um espaço de construção coletiva, de combate à violência, de respeito entre as pessoas”, comentou Eliseu.

A roda de leitura foi sobre o livro “Tudo vai dar certo”, com trilha sonora do Bob Marley, livro adaptado pela filha mais velha de Bob Marley, Cedella Marley, que apresenta para as crianças como é poderoso acreditar que tudo vai dar certo, que o sol sempre voltará a brilhar e que os erros podem ser, sim, perdoados.

A cerimônia de encerramento da Semana foi na última sexta-feira, 13, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Compuseram a mesa ao lado do vereador Eliseu Gabriel: Maria Conceição Azevedo, da Editora Peirópolis; Maria Sueli Fonseca Gonçalves, idealizadora das AELs da SME; Najla Euclides Polido, assistente técnico em Educação na Sala de Leitura da SME; Sandro Luiz Coelho, coordenador da Biblioteca Municipal Brito Broca; Norma Lúcia Andrade dos Santos, representando o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), e Arnaldo Ribeiro dos Santos, representando o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem).

Para dar boas-vindas, alunos da EMEF Raul Pompeia (DRE Pirituba-Jaraguá) fizeram uma atividade chamada “Mala de Histórias Ambulantes”. Já a EMEF Brigadeiro Henrique Raymundo Doytt Fontenelle proporcionou aos presentes a "Leitura ao pé de ouvido”.

Na sequência, as apresentações culturais foram:

- AEL Carolina Maria de Jesus, da EMEF Rui Bloem (DRE Pirituba/Jaraguá);

- Dora Bueno Estevez, pedagoga, que fez a contação “O pote vazio”;

- Roda de conversa com os escritores mirins Wesley Carlos Soares, Jhonatam Fernando Bueno de Lima e Laura Martins, ao lado dos escritores Alex Mir e Edson Gabriel Garcia.

- Sarau da AEL Lygia Bojunga, da EMEF Campos Sales (DRE Ipiranga);

- Suelen Camilo Ferreira, bibliotecária do CEU Heliópolis, que fez uma adaptação do livro “Malala”;

- AEL João Cabral de Melo Neto, da Biblioteca do CEU Curuçá (DRE São Miguel).

O vereador Eliseu Gabriel ressaltou que “incentivar a leitura e o estudo é um ato de amor. Educação de qualidade é um direito humano”.

 

ABERTURA

 

ENCERRAMENTO

 

Crédito da foto de capa: Lilian Bastos | SME

Eliseu Gabriel


Reeleito para o quinto mandato (2017-2020) com mais de 52 mil votos, foi o mais votado de seu partido e está entre os mais votados do Brasil.

Mais uma vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, em janeiro de 2017. Após 180 dias de muitas ações e conquistas para a cidade e para os paulistanos, retornou à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é presidente municipal.

Fale com o Vereador


+55 11 3396-4403

vereador@eliseugabriel.com.br

Viaduto Jacareí, 100 - 6° Andar
São Paulo/SP Cep: 01319-040


Receba nossos Informativos

Assessoria de Imprensa


Vivi Bueno

+55 11 3396-4403 / 9.9999-2539

vivibueno@camara.sp.gov.br

Tags

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Eliseu Gabriel Cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo Pirituba Lapa Energia Solar Medicalização Incentivo à Leitura Fracasso Escolar Violência nas Escolas Bullying Dislexia Plano Municipal de Educação Área Escolar de Segurança Sesc Pirituba Fundeb Quarteirão da Cultura Quarteirão do Itaim Instituto Federal de São Paulo Instituto Federal Pirituba Instituto Federal Campus Pirituba Sampaprev Ponte da Raimundo Vereador PSB Ponte Pirituba Ligação Viária Pirituba-Lapa Vereador da educação Vereador de Pirituba e região Vereador da Lapa O melhor vereador de São Paulo Hospital Veterinário Público de Pirituba Hospital Público Veterinário de Pirituba São Paulo Sem Bituca Tribo Guarani Estudo e Leitura Jovem poeta Cine Belas Artes Parque Toronto Bombeiro Civil Cardiopatia Congênita Praça das Corujas Vila Anglo Vereador mais votado em Pirituba Brasilândia Parque São Domingos Professor Eliseu Gabriel Jaraguá Música raiz Perus Freguesia do Ó Descobrir-se Autor Revelar-se Autor Criado em Sampa Empreendedorismo Telecurso Telecurso 2º Grau Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação Defesa Animal Proteção Animal Vizinho Alerta Comissão da Verdade Brasil Soberano Plano Municipal de Educação Dicas de como estudar Alberto Conte Democracia