Música de Raiz lota Câmara Municipal de São Paulo

Publicação: 15/09/2017

Evento marca lei do vereador Eliseu Gabriel

Não é à toa que a música “caipira” é um dos maiores expoentes da cultura regional brasileira. O evento realizado pelo vereador Eliseu Gabriel, no último 14/09, comprova isso. Com o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo completamente lotado, foi comemorado o Dia da Música de Raiz como forma de enaltecer e esse cultura regional.

"A Música de Raiz está na alma da família paulista, nos nossos costumes, na integração das pessoas. Ela imortaliza a cultura regional brasileira como nenhuma outra, de geração em geração", lembra o vereador Eliseu Gabriel durante a abertura da sessão solene em alusão à Lei, de sua autoria, que insere a data no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. A data escolhida foi 14 de agosto, uma homenagem ao nascimento do cantor Pardinho, da dupla Tião Carreiro e Pardinho. 

“Tem tudo a ver com o povo brasileiro. Tem a ver com nossa história, com a viola, que chegou ao país na época do Descobrimento. E é tão interessante isso que até quem não está acostumado com a música caipira, quando ouve, se sente tocado. Porque tem algo nela, ligado à nossa raiz, que fala com a gente. Então é muito importante numa cidade tão cheia de cimento, fazer essa homenagem à nossa cultura que veio do campo”, destacou o parlamentar.

Aberta ao público, a comemoração teve muita moda de viola e homenageour 14 artistas da autêntica música sertaneja: Orquestra Piritubana de Viola Caipira, apresentadora Adriana Farias (Programa Viola, Minha Viola/TV Cultura), as duplas Marcelo Viola & Ricardo, Mogiano & Mogianinho, Mario e Miguel, Poeta & Jacira, Luis Gustavo e Luis Augusto, as cantoras Gaby Violeira e Beatriz Ribeiro, os cantores Leu, Fernando Basso e Thiago Paccola, a empresa Ponteio 10 e a Comitiva Amigos do Sertão.

Em edições anteriores, Eliseu Gabriel já homenageou nomes como Inezita Barroso, Irmãs Galvão, Geraldo Meireles, radialista Tony Gomide, Nalva Aguiar e, em 2011, Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco. Aliás, foi na sessão solene em comemoração ao Dia da Música de Raiz que ele foi homenageado pela última vez, ainda em vida.  

Léo, da dupla Liu e Léo, ressaltou que a música de raiz jamais vai acabar. “Outro dia me perguntaram se a música caipira mudou. E eu respondi que não. Ela continua a mesma. Houve uma mudança envolvendo a música sertaneja moderna. Mas o ritmo de raiz, aquele que conta histórias, a moda de viola, esse é o mesmo e deve continuar assim”. Prova foi que todos cantaram o primeiro sucesso da dupla Liu e Léo, Boiadeiro Errante, além de homenagear Liu, que faleceu em 2012.

Os irmãos Luís Gustavo e Luís Augusto são representantes autênticos da nova geração. Na casa dos 20 anos de idade, contam que a paixão pela música de raiz vem de cedo. “A gente começou com seis e sete anos de idade. Fomos influenciados pelo nosso pai, sempre ouvindo os grandes sucessos”, disse Augusto. “Para nós, a música de raiz nunca vai sair de moda. O pessoal continua escutando. É uma música que fala da cultura do interior. Além das novas composições, as antigas ainda são as mais cantadas até hoje”, ressaltou Gustavo.

Adriana Faria, apresentadora, ressaltou que foi uma dia completo. "Com o trabalho, na vida corrida de São Paulo, uma cidade gigante e cheia de desafios. E mágico ao proporcionar o encontro das gerações da Música de Raiz".

O vereador Eliseu Gabriel ressaltou que a Música de Raiz está na alma da família paulista, nos costumes, na integração das pessoas. "Ela imortaliza a cultura regional brasileira como nenhuma outra, de geração em geração". 

No evento, também houve menção aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Nossa Aparecida. A Orquestra Piritubana de Viola Caipira fez uma apresentação muito especial e emocionante com a música "Romaria". 

 

 

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

É o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, eleito neste ano de 2020 pela sexta vez. É, também, o Corregedor da Câmara.

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4000

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br