São Paulo comemora o Dia da Música de Raiz

Publicação: 01/09/2017

Iniciativa do vereador Eliseu Gabriel enaltece a essência da cultura brasileira

A verdadeira música “caipira”, a música de raiz será homenageada na Câmara Municipal de São Paulo no próximo dia 14 de setembro, a partir das 19 horas. O evento marca a lei nº 15.145/10, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que inseriu o Dia da Música de Raiz no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo.

“Essa é uma maneira de enaltecer uma das formas mais genuínas da cultura brasileira. Precisamos resgatar os nossos valores, preservar a nossa história, e a música de raiz, que surgiu com a colonização da região Sudeste e passou, posteriormente, para as regiões Sul e Centro-Oeste, é a alma do que é o brasileiro, da nossa arte”, ressalta o vereador Eliseu Gabriel, idealizador da homenagem.

Aberta ao público, a comemoração terá muita moda de viola e irá homenagear 14 expoentes da autêntica música sertaneja: Orquestra Piritubana de Viola Caipira, apresentadora Adriana Farias (Programa Viola, Minha Viola/TV Cultura), as duplas Marcelo Viola & Ricardo, Mogiano & Mogianinho, Mario e Miguel, Poeta & Jacira, Luis Gustavo e Luis Augusto, as cantoras Gaby Violeira e Beatriz Ribeiro, os cantores Leu, Fernando Basso e Thiago Paccola, a empresa Ponteio 10 e a Comitiva Amigos do Sertão.

Em edições anteriores, Eliseu Gabriel já homenageou nomes como Inezita Barroso, Irmãs Galvão, Geraldo Meireles, radialista Tony Gomide, Nalva Aguiar e, em 2011, Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco. Aliás, foi na sessão solene em comemoração ao Dia da Música de Raiz que ele foi homenageado pela última vez, ainda em vida.

Este gênero musical, fruto da cultura “caipira”, é lembrado anualmente pelo município de São Paulo no dia 14 de agosto, em referência ao nascimento de Pardinho. Ele formou com Tião Carreiro uma das mais conceituadas duplas sertanejas, e também foi homenageado no evento da Música de Raiz.

Homenagem à Música de Raiz

14 de setembro de 2017 – 19 horas

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

(Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar | Bela Vista – São Paulo/SP)

Mais informações: (11) 3396-4403 (Gabinete vereador Eliseu Gabriel)

Evento de 2011.

 

 

Eliseu Gabriel


Reeleito para o quinto mandato (2017-2020) com mais de 52 mil votos, foi o mais votado de seu partido e está entre os mais votados do Brasil.

Mais uma vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, em janeiro de 2017. Após 180 dias de muitas ações e conquistas para a cidade e para os paulistanos, retornou à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é presidente municipal. Atualmente, Eliseu Gabriel também é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e Corregedor do legislativo paulistano.

Fale com o Vereador


+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br

Viaduto Jacareí, 100 - 6° Andar
São Paulo/SP Cep: 01319-040


Receba nossos Informativos

    

Assessoria de Imprensa


Vivi Bueno

+55 11 3396-4403 / 9.9999-2539

vivibueno@camara.sp.gov.br

Tags

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Eliseu Gabriel Cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo Pirituba Lapa Energia Solar Medicalização Incentivo à Leitura Fracasso Escolar Violência nas Escolas Bullying Dislexia Plano Municipal de Educação Área Escolar de Segurança Sesc Pirituba Fundeb Quarteirão da Cultura Quarteirão do Itaim Instituto Federal de São Paulo Instituto Federal Pirituba Instituto Federal Campus Pirituba Sampaprev Ponte da Raimundo Vereador PSB Ponte Pirituba Ligação Viária Pirituba-Lapa Vereador da educação Vereador de Pirituba e região Vereador da Lapa O melhor vereador de São Paulo Hospital Veterinário Público de Pirituba Hospital Público Veterinário de Pirituba São Paulo Sem Bituca Tribo Guarani Estudo e Leitura Jovem poeta Cine Belas Artes Parque Toronto Bombeiro Civil Cardiopatia Congênita Praça das Corujas Vila Anglo Vereador mais votado em Pirituba Brasilândia Parque São Domingos Professor Eliseu Gabriel Jaraguá Música raiz Perus Freguesia do Ó Descobrir-se Autor Revelar-se Autor Criado em Sampa Empreendedorismo Telecurso Telecurso 2º Grau Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação Defesa Animal Proteção Animal Vizinho Alerta Comissão da Verdade Brasil Soberano Plano Municipal de Educação Dicas de como estudar Alberto Conte Democracia Jovem Poeta Coronavírus Covid-19