Ação integrada Município e Estado incentivará alimentação saudável

Publicação: 09/01/2017

Eliseu Gabriel recebe o secretário do Abastecimento, Arnaldo Jardim

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado integrarão suas ações de abastecimento para garantir à população uma oferta maior de produtos agropecuários de qualidade, além de incentivar a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. 

Em 9 de janeiro, os secretários de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, titular da pasta à qual está subordinado o abastecimento da cidade, e o de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim,se reuniram para definir as primeiras ações e projetos. Também participaram do encontro o chefe de gabinete municipal, Helvio Nicolau Moisés e o prefeito regional da Lapa, Carlos Eduardo Batista Fernandes, que integrou, até o fim de 2016, a equipe da Secretaria estadual.

Uma das estratégias debatidas para ampliar as opções de abastecimento para a população paulistana é o Programa Horta Educativa, executado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Coadegro), da Secretaria de Agricultura, e Fundos Sociais municipais. A ação inclui ainda a difusão de publicações para que a população tenha condições de melhorar os seus hábitos alimentares a um custo mais acessível.

A iniciativa também intensificará a qualificação e o preparo dos agricultores familiares, capacitando-os para participarem dos editais de compras públicas de alimentos feitos pela Prefeitura, por meio dos Programas Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os representantes dos governos Estadual e municipal também apresentaram sugestões para ampliar o projeto estadual Bom Preço do Agricultor na capital paulista, possibilitando um canal direto de comercialização entre os produtores e consumidores. A ideia é buscar mais espaços para a execução do projeto, que atualmente é realizado semanalmente nas dependências da estação do metrô Jabaquara, levando produtos convencionais e orgânicos à população, além de feiras promovidas em conjuntos habitacionais, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A plataforma integrada entre as Pastas também pretende, conforme definido na reunião, fomentar o conceito de agricultura urbana ou periurbana, incentivando o cultivo de alimentos em espaços menores e dentro de ambientes de concentração urbana.

Otimismo

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, se mostrou entusiasmado com a ação integrada. “Esse conjunto de propostas foi elaborado particularmente pela equipe da Codeagro e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), com um fundamento muito consistente do ponto de vista técnico e o embasamento filosófico correto para prestigiar a agricultura familiar e fortalecer a alimentação saudável. Ou seja, há uma base efetiva para que a ação integrada produza ótimos resultados”, afirmou.

O secretário municipal, Eliseu Gabriel, manifestou uma firme convicção de que “além da questão do abastecimento, há um desafio e imensa possibilidade de contribuir para que o conceito de empreendedorismo esteja cada vez mais incorporado e seja praticado pelos produtores agrícolas da cidade, assim como a prefeitura pode ampliar a ação de ofertar produtos mais saudáveis à população”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal do Governo do Estado

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

É o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, eleito neste ano de 2020 pela sexta vez. É, também, o Corregedor da Câmara.

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4000

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br