Projeto de Eliseu Gabriel estímula à prática do jogo de xadrez

Publicação: 19/10/2016

Projeto de Lei de Eliseu Gabriel foi aprovado em primeira votação.

Nessa semana, o vereador Eliseu Gabriel conseguiu aprovar, em primeira votação, mais um de seus projetos de lei. Trata-se do PL 410/14, que institui o Semana Municipal de Aprendizagem no Jogo de Xadrez. Alguns dos objetivos da propositura, além de estimular esta prática, são: promover a inclusão dos portadores de necessidades especiais; divulgar junto às escolas públicas municipais e privadas os benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes; introduzir a prática do xadrez nas instituições públicas ou privadas que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência aos idosos.

Eliseu Gabriel explica que, além de ser uma excelente atividade de lazer, o xadrez possibilita o aprimoramento do raciocínio lógico, a tomada de decisões e as atitudes de liderança. “Cada movimento no xadrez requer atenção profunda. Assim, o estudo contínuo de posições são exercícios de tática e estratégia que favorecem a lógica em geral, o que influi sobremaneira no aproveitamento escolar e nas demais atividades cotidianas”, diz ele.

No xadrez é fundamental o planejamento das ações futuras e a prática desse planejamento forma um pensamento organizado e desenvolve uma imaginação criadora.

As diversas formas de se desenvolver uma mesma jogada, que poderá ter inúmeros resultados, auxiliam o aluno nas tomadas de decisões e a respeitar pontos de vista divergentes.

“Em uma mesma partida sempre aparecem vários temas mesclados e o jogador que melhor trabalha essas variáveis obtém os melhores resultados. A necessidade de analisar todos os lados da questão para solucionar os problemas ajuda a desenvolver na criança a tenacidade, a vontade, a concentração e a memória. Além disso, o xadrez ensina a ter paciência e método, essenciais para o bom andamento dos estudos”, completa o vereador Eliseu, que é professor.

Eliseu Gabriel


Reeleito para o quinto mandato (2017-2020) com mais de 52 mil votos, foi o mais votado de seu partido e está entre os mais votados do Brasil.

Mais uma vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, em janeiro de 2017. Após 180 dias de muitas ações e conquistas para a cidade e para os paulistanos, retornou à Câmara Municipal para prosseguir com seu mandato de vereador e estar mais presente ao seu partido, o PSB, do qual é presidente municipal. Atualmente, Eliseu Gabriel também é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e Corregedor do legislativo paulistano.

Fale com o Vereador


+55 11 3396-4403

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br

Viaduto Jacareí, 100 - 6° Andar
São Paulo/SP Cep: 01319-040


Receba nossos Informativos

    

Assessoria de Imprensa


Vivi Bueno

+55 11 3396-4403

vivibueno@camara.sp.gov.br

Tags

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Eliseu Gabriel Cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo Pirituba Lapa Energia Solar Medicalização Incentivo à Leitura Fracasso Escolar Violência nas Escolas Bullying Dislexia Plano Municipal de Educação Área Escolar de Segurança Sesc Pirituba Fundeb Quarteirão da Cultura Quarteirão do Itaim Instituto Federal de São Paulo Instituto Federal Pirituba Instituto Federal Campus Pirituba Sampaprev Ponte da Raimundo Vereador PSB Ponte Pirituba Ligação Viária Pirituba-Lapa Vereador da educação Vereador de Pirituba e região Vereador da Lapa O melhor vereador de São Paulo Hospital Veterinário Público de Pirituba Hospital Público Veterinário de Pirituba São Paulo Sem Bituca Tribo Guarani Estudo e Leitura Jovem poeta Cine Belas Artes Parque Toronto Bombeiro Civil Cardiopatia Congênita Praça das Corujas Vila Anglo Vereador mais votado em Pirituba Brasilândia Parque São Domingos Professor Eliseu Gabriel Jaraguá Música raiz Perus Freguesia do Ó Descobrir-se Autor Revelar-se Autor Criado em Sampa Empreendedorismo Telecurso Telecurso 2º Grau Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação Defesa Animal Proteção Animal Vizinho Alerta Comissão da Verdade Brasil Soberano Plano Municipal de Educação Dicas de como estudar Alberto Conte Democracia Jovem Poeta Coronavírus Covid-19